Logo O POVO+
Estado e AWS fazem balanço de Centro de Transformação
Economia

Estado e AWS fazem balanço de Centro de Transformação

Edição Impressa
Tipo Notícia

O Governo do Ceará se reuniu ontem com a Amazon Web Services (AWS) e fez um balanço das iniciativas como o Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará.

O CCTD é uma das ações do Programa Ceará Digital, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).

Colaboradora no projeto, a empresa do Grupo Amazon informou que, no eixo de capacidades governamentais, realizou o GovExcEd, evento que reuniu 151 participantes, entre secretários, secretários executivos e dirigentes de vinculadas.

Houve ainda o DigiGov, evento que reuniu 208 participantes entre gestores e técnicos dos setores de TI do Governo; e três edições das jornadas digitais, que abordaram os temas Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Ciência de dados e DevOps, segundo o gerente de Programas de Educação da AWS, Rubem Saldanha.

No eixo Empreendedorismo, foram realizados encontros com atores do ecossistema para a apresentação da proposta do CCTD e coleta de feedbacks. 

Ainda, na terça-feira, 21, houve evento exclusivo para edtechs - startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação.

No eixo Formação de Pessoas, foram realizadas reuniões para a integração da plataforma do AWS Academy aos programas Desafio Sebrae, Clusters Econômicos de Inovação, C-Jovem e Ensino Profissionalizante e novo ensino médio.

"Tivemos ainda encontros com reitores e coordenadores de incubadoras de universidades cearenses para a apresentação do AWS Startup Academy", disse Saldanha, acrescentando que, no eixo Pesquisa e Desenvolvimento, está sendo trabalhado um edital para a concessão de créditos em nuvem para pesquisadores.

Para os próximos meses, estão previstos novos encontros com atores do mercado, reuniões com startups, eventos com pesquisadores sobre o uso de nuvem, a segunda edição do DigiGov e novas edições das Jornadas Digitais.

Além disso, no próximo dia 27 de setembro, terá início um curso profissionalizante para egressos do sistema prisional. Também estão previstos um curso piloto para alunos de escolas profissionalizantes e o lançamento do AWS re-Start para pessoas subempregadas ou desempregadas.

Saiba mais

O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou, em novembro de 2020, o acordo de colaboração entre o Governo do Ceará e a Amazon Web Services Inc. (AWS), uma companhia da Amazon.com, para a criação do primeiro Centro de Competências para a Transformação Digital no País. O Centro de Competências para Transformação Digital do Estado do Ceará tem a proposta de tornar o estado uma referência na adoção de transformação digital centrada no ensino e no empreendedorismo.

Por meio do centro, a AWS oferece os programas AWS Educate e AWS Academy para alunos e professores universitários, bem como colaboração com universidades estaduais para desenvolver e aprimorar a pesquisa acadêmica usando a nuvem da AWS e qualificação governamental em transformação digital.

Além disso, a empresa também oferta os programas AWS EdStart e AWS Activate para acelerar startups na região.

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?