Logo O POVO+
Estado emplaca liderança em sustentabilidade
Economia

Estado emplaca liderança em sustentabilidade

Na Região. Estado alcançou 43,83 pontos no levantamento que teve os parâmetros ESG incluídos nas investigações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Com 44,83 pontos computados, o Ceará marcou a 11ª posição entre as 27 unidades da federação pesquisadas e foi o primeiro entre os nove do Nordeste no eixo Sustentabilidade também, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2021.

"Aqui, a gente consegue estabelecer um paralelo interessante. O Ceará ocupa uma posição intermediária quando a gente olha para desmatamento, mas inferior para recuperação da mata desmatada. Então, o esforço para repor esse desmatamento não está sendo tão acentuado. Mas, em compensação vai bem, está na 5ª colocação na transparência de combate ao desmatamento e mostrando o compromisso de transparência em pautas ambientais", cita Lucas Cepeda, diretor de competitividade da CPL.

Do inglês Governança Ambiental, Social e Corporativa, os parâmetros ESG foram inseridos na pesquisa e avaliam sob aspectos ambientais e sociais a cultura de empresas e governos.

De acordo com o ranking, São Paulo ocupa a liderança, seguido de Distrito Federal e Santa Catarina, que aparecem em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Entre os estados do Nordeste, depois do Ceará, vêm: Bahia (42,5 pontos), Pernambuco (41,1), Paraíba (39,2), Alagoas (38,5), Sergipe (33,5), Piauí (17,8), Rio Grande do Norte (15,5) e Maranhão (12,2).

"A gente vê que os números do Ceará de um modo geral tiveram poucas variações positivas, mas com a inclusão desses novos indicadores, especialmente a pauta de desmatamento que acabou prejudicando outros estados, o Ceará acabou ganhando posições no ranking", afirma o diretor.

O que você achou desse conteúdo?