No encerramento da Abav Expo & Collab ontem, após três dias de programação no Centro de Eventos do , em Fortaleza, a presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar, apresentou os números parciais relacionados à movimentação da 48ª edição da feira. De 6 a 8 de outubro, 12.328 visitantes, nacionais e internacionais, compareceram presencialmente ao evento.
O limite era receber simultaneamente até 3 mil pessoas, caracterizando assim a exposição como o maior evento-teste realizado no Brasil na retomada após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. "Só poderíamos receber 3 mil pessoas simultaneamente. Entregamos um evento surpreendente, cumprimos todos os protocolos, recebemos caravanas de todo o Brasil, e fomos parabenizados pela Vigilância Sanitária", informou Magda.
Ainda no segundo dia do evento, o secretário do Turismo no Ceará, Arialdo Pinho, também comemorou a realização da Abav Expo & Collab. "Esta é uma vitória para o setor de eventos e para o setor do turismo. Nossos destinos turísticos estão de braços abertos. Isso seguirá garantindo muitas oportunidades ao setor."
Para 2022, a Abav anunciou como sede da próxima edição da feira, a ser realizada entre 21 a 23 de setembro do ano que vem, o Centro de Convenções de Olinda. "Recebemos 12 excelentes propostas, vindas de 12 destinos brasileiros, que foram submetidas a um criterioso edital. Pernambuco foi escolhido em virtude da sua vocação e da sua infraestrutura, comprovadas por meio de visitas técnicas", esclareceu Nassar. Até antes da pandemia, a Abav Expo nunca tinha sido realizado fora de São Paulo.
Cerca de 40 mil pessoas serão esperadas em 2022. "De hoje até setembro de 2022, iremos Pernambucar", garantiu a presidente da associações de agências de viagem.