Logo O POVO+
Barracas de praia com artistas locais
Economia

Barracas de praia com artistas locais

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Além da atratividade da Praia do Futuro, barracas já estão podendo atuar com menos restrições, na comparação com outros espaços (Foto: Thaís Mesquita)
Foto: Thaís Mesquita Além da atratividade da Praia do Futuro, barracas já estão podendo atuar com menos restrições, na comparação com outros espaços

Nos últimos 15 anos, pelo menos, barracas de praia da orla de Fortaleza também têm sido uma opção tanto para quem quer manter a tradição de "pular ondas" na primeira noite do novo ano quanto para quem vem aproveitar as festas de Réveillon.

Além do cenário paradisíaco da Praia do Futuro, esses estabelecimentos já estão podendo atuar com menos restrições, na comparação com outros espaços. O horário de funcionamento permitido atualmente é de até 3 horas, com dez pessoas por mesa. O avanço da vacinação permite imaginar um cenário sem limitação de horário e com capacidade máxima de atendimento.

A aposta das barracas de praia é em artistas locais para a noite da virada, como já se dava em anos anteriores. A tendência se acentua com a pandemia por conta dos impactos financeiros que esses estabelecimentos sofreram em decorrência de dois decretos de isolamento social rígidos adotados entre 2020 e 2021.

Para a presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPFuturo), Fátima Queiroz, o setor ainda está em fase de discussão interna e em compasso de espera pelas decisões do poder público. "Nossas áreas são abertas e grandes. Nós temos mantido respeito aos protocolos e vamos continuar assim. Como for permitido, nós faremos, com toda cautela. Se forem liberadas as festas, nós vamos promover as bandas da região, principalmente, aquelas que já costumam tocar durante todo o ano em nossas barracas", diz.

Por sua vez, os estabelecimentos que trabalham com alimentação fora do lar também têm grandes expectativas para começar 2022 no azul, após as perdas econômicas pandêmicas. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), Taiene Righetto, ressalta que "essa é a data mais importante" para o setor. Ele disse ainda que espera que o grupo de trabalho que discute as festas de fim de ano inclua o segmento.

O que você achou desse conteúdo?