Logo O POVO+
Aeroporto de Sobral vai contar com investidor importante do setor de aviação, diz Camilo
Economia

Aeroporto de Sobral vai contar com investidor importante do setor de aviação, diz Camilo

Empresa não teve nome revelado, mas secretário Lúcio Gomes adianta que não é uma companhia aérea
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vista área do início das obras do Aeroporto de Sobral (Foto: Arquivo Governo do Estado/Divulgação)
Foto: Arquivo Governo do Estado/Divulgação Vista área do início das obras do Aeroporto de Sobral

Com a conclusão das obras previstas para o fim deste ano, o Aeroporto de Sobral deve contar com uma empresa do setor de aviação a ser anunciada em breve, segundo revelou o governador Camilo Santana. Responsável pela condução das obras do terminal daquele Município, o secretário Lúcio Gomes (Infraestrutura) informou apenas que não é uma empresa aérea.

"Vamos anunciar juntamente com o Ivo (Gomes, prefeito de Sobral) mais uma empresa importante, na área de aviação. Será uma novidade para Sobral. Estamos atraindo um investidor importante para o setor", declarou o governador em resposta a um internauta que participou de uma das suas transmissões nas redes sociais na última semana.

O equipamento, em construção, é localizado a 13 quilômetros da Avenida Perimetral de Sobral, tem o terminal de passageiros medido em 2 mil metros quadrados e pista de pouso e decolagem de 1,8 mil metros de extensão por 30 metros de largura. O que torna o terminal capaz de receber aviões de porte médio. O orçamento total da obra é de R$ 70 milhões.

A chegada da empresa anunciada por Camilo já é de conhecimento da Seinfra, segundo afirmou Lúcio Gomes, que disse não poder dar mais detalhes sobre a captação do investimento.

"Estrategicamente, isso ainda tem uma certa reserva. Eu tenho acompanhando, naturalmente, mas o que o governador falou não é de uma empresa aérea para operar. A gente entende que um equipamento como esse, novo, vai dar uma abertura para que a economia de Sobral e da Região possa subir de patamar e isso induz novos investimentos".

Lúcio Gomes reforçou que as obras estão dentro do previsto, afirmando que "as máquinas, agora, estão focadas na rodovia de acesso, que tem 2,7 km de extensão" e já conta com uma ponte e 13 bueiros concluídos.

A pista teve a terraplanagem concluída e está na fase de pavimentação, a qual, segundo o secretário, deve ser feita "rapidamente". Já o terminal tem a "alvenaria bastante avançada" e todos os materiais já foram recebidos.

O Aeroporto de Sobral ainda vai contar com uma usina de energia solar de 300,24 kilowatt pico (KW/pico). O que deve ser suficiente para o funcionamento do Aeroporto e instalações. Ao todo, serão 556 módulos de 540 watt pico distribuídos em 2,2 mil metros quadrados de área instaladas, informou a Seinfra.

"Sobral é polo universitário, de saúde, possui indústria de calçados, fábrica de cimento e turismo também. Imagino que juntando tudo isso, vamos ter demanda para voo regular e crescer mais", ressaltou Lúcio Gomes.

Seinfra avalia terrenos para aeroporto em Morada Nova

Ao mesmo tempo que conduz as obras do Aeroporto de Sobral, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE) também avalia áreas em que possa ser construído o Aeroporto do Vale do Jaguaribe. Após a afirmação do governador Camilo Santana de que o terminal deve ser construído em Morada Nova, alguns terrenos foram elegidos para a análise, revelou Lúcio Gomes.

"O governador me encomendou esse estudo. Vai ser necessário ir até lá. Eu já conversei com proprietários de terrenos na região que estão dispostos até fazer a doação das áreas. Hoje, nós temos entre dois e três terrenos em análise", explicou o secretário da Infraestrutura.

No entanto, ele ponderou que o local onde deve ser implantado o aeroporto precisar ter o aval da Agência Nacional de Aviação (Anac). Por isso a necessidade de uma equipe ir até os terrenos e colher os dados técnicos necessários.

Lúcio Gomes acrescentou que o Aeroporto de Sobral deve servir de modelo para o novo terminal, com a pista tendo as mesmas medidas, e observou que há uma maior vocação para o transporte de cargas nos entornos de Morada Nova que sinalize uma possível alteração nos projetos.

A mudança, porém, não é vista com preocupação, uma vez que a Anac dispõe de modelos de projetos prontos - Sobral, inclusive, contou com um - sobre os quais a Seinfra faz as devidas alterações necessárias.

O que você achou desse conteúdo?