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17% dos brasileiros já tiveram dados pessoais utilizados em fraudes, afirma pesquisa
Economia

17% dos brasileiros já tiveram dados pessoais utilizados em fraudes, afirma pesquisa

Mobile Time
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O vazamento de informações pessoais, inclusive dados sensíveis, foi um grande problema em 2021 por conta dos diversos ataques hackers acontecidos. Em meio ao cenário problemático, a nova pesquisa Panorama, feita pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, revela que 17% dos brasileiros com smartphone dizem já ter tido dados, como CPF, nome, e-mail etc. usados por terceiros em alguma fraude ou golpe.

A pesquisa foi realizada com 2.096 pessoas e também mediu o grau de confiança (numa escala de 1 a 5) dos brasileiros quanto à gestão de seus dados pessoais por diferentes segmentos de empresas/instituições, como por exemplo, bancos, distribuidoras de energia, operadoras de telefonia, redes sociais, sites/apps de e-commerce e órgãos governamentais.

A gestão dos bancos é a mais bem avaliada, com 55% dos entrevistados dando notas 4 e 5 para seu grau de confiança. As redes sociais são o segmento no qual o brasileiro mais desconfia: 38% deram notas 1 ou 2.

Na avaliação de Paulo Frias, head de Serviços Financeiros da Elastic, o desenvolvimento do Open Banking pode colaborar com a redução de fraudes. Ainda segundo o executivo, experiências parecidas fora do Brasil podem servir de exemplo e nos auxiliar nesta tarefa.

"Temos visto instituições de fora, como o Credit Suisse, que tiveram redução de falso positivo em atividades maliciosas. É preciso aumentar e aprender com disciplinas que são melhores implementadas lá fora", afirmou durante participação no 5x5 Tec Summit, que é organizado pelos principais veículos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil.

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