Logo O POVO+
As inovações que o sistema financeiro apresentou ao mercado nos últimos anos
Economia

As inovações que o sistema financeiro apresentou ao mercado nos últimos anos

PIX e Open Banking.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O início do funcionamento integral do Pix - o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil - aconteceu em 16 de novembro de 2020 e foi a partir dessa data que se notabilizou uma série de inovações que mudaram a dinâmica do sistema financeiro nacional.

Com um sistema ágil, dinâmico e moderno, a utilização do Pix foi difundida entre a população e, até outubro de 2021, segundo dados do Banco Central, já foram realizadas mais de 1,6 bilhão de transações, alcançando o valor de R$ 4 trilhões movimentados.

Em 2021, tivemos o início do projeto do Open Banking que em suas diversas fases propõe a diversificação da oferta de serviços financeiros, com foco na ampliação da concorrência no setor e uma série de facilidades que permitam a personalização maior dos serviços.

Essa movimentação tem modificado a cara desse mercado. Caio Bretones, sócio-fundador e CEO da Mobile2you, mobile-house que desenvolve aplicativos financeiros sob medida, conta que apenas, nos últimos três anos, sua empresa já criou mais de 50 bancos digitais para seus clientes. E, a partir do início do Open Banking esse processo acelerou. Para o executivo, "o Open Banking já está revolucionando o sistema financeiro e tende a tornar a indústria de pagamentos ainda mais competitiva e inovadora".

Para Nedyr Pimenta Filho, diretor de Inovação da Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do País, o Pix surgiu para ajudar a impulsionar o processo de digitalização da economia, proporcionando mais praticidade para os usuários em sistemas bancários. Agora, com o Open Banking e o crescimento das fintechs, a cara de um dos segmentos mais longevos do mundo está mais jovial e inovador.

Outros benefícios, dessa vez estruturais, também foram obtidas pelo Pix. De acordo com o Banco Central, a ferramenta alcançou 45,6 milhões de pessoas que não tinham feito TED um ano antes do lançamento do serviço. Isso significa que a criação tem contribuído diretamente para fomentar a inclusão financeira no Brasil, diz Nedyr.

"Outro fator de destaque neste primeiro ano está relacionado ao aumento de competitividade entre diferentes players da indústria financeira e de pagamentos. São diversas as instituições que oferecem o serviço a seus clientes e parceiros, que, por isso, precisam estar atentas em buscar novas soluções relacionadas à plataforma", afirma.

 

O que você achou desse conteúdo?