Procurada por O POVO, a Petrobras informou que em relação aos novos processos de contratação de gás para suprimento a partir de 1º de janeiro de 2022, assim como outras empresas, está participando das chamadas públicas das Companhias Distribuidoras Locais e demais processos competitivos, considerando a disponibilidade de gás. As negociações estão em andamento e estão em análise pelas distribuidoras e demais clientes.
"Essas negociações ocorrem sobre uma parcela de cerca de 20% da demanda total nacional, de distribuidoras que fizeram a opção nos últimos anos por contratos de curto prazo e, por isso, não possuem ainda fornecimento contratado para o ano de 2022. Os contratos vigentes seguem sendo cumpridos rigorosamente nos termos e preços previamente acordados"
Também reforça que para atender à demanda brasileira por gás natural em 2022 será imprescindível a oferta complementar a oferta com importação de GNL. "A alta demanda por GNL e limitações da oferta internacional resultaram em expressivo aumento do preço internacional do insumo, que chegou a subir cerca de 500% em 2021".
Para oferecer melhores condições aos clientes, nas novas propostas, a estatal informa que ofereceu às distribuidoras de gás natural mecanismos contratuais para reduzir a volatilidade dos preços, como por exemplo contratos com referência de indexadores ligados ao GNL e ao Brent e opção de parcelamento nos contratos de maior prazo.
"É importante esclarecer que a companhia comercializa gás natural para as distribuidoras que vendem para os diferentes tipos de cliente: veicular, comercial, residencial, industrial. Os preços de venda da Petrobras incluem as parcelas de molécula e transporte".
Por fim, afirma que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da Petrobras, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. "Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. As atualizações dos preços dos contratos de venda de gás natural para as distribuidoras são trimestrais"