Logo O POVO Mais
Economia

O ano de 2022 começa com mais de 209 mil vagas de concurso com inscrições abertas

Oportunidade| As vagas são para cargos efetivos e temporários. Há mais 26 editais previstos para sair ainda neste ano. Destes, pelo menos 11 são no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Inscrições para concurso público para recenseadores e agentes censitários do IBGE para censo de 2022 acabam hoje, 29; saiba como fazer  (Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)
Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias Inscrições para concurso público para recenseadores e agentes censitários do IBGE para censo de 2022 acabam hoje, 29; saiba como fazer

O ano de 2022 inicia com boas notícias para aqueles que anseiam trabalhar no funcionalismo público. São mais de 209 mil vagas de concurso público, para cargo efetivo e temporário, com inscrições abertas no País. Levantamento feito pelo O POVO e pela plataforma Central de Concursos mapeou outros 26 editais que estão previstos para sair ainda neste ano. Destes, 11 são no Ceará.  

Dos concursos que estão com inscrições abertas, o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visando a realização do Censo 2022 é o que mobiliza o maior quantitativo no País. São ofertadas 206.891 vagas temporárias de recenseador, agente censitário supervisor e agente censitário municipal, sendo mais de 8,3 mil com atuação em municípios cearenses.

Dentre os editais com cargos efetivos, destaque para as 50 vagas na área da saúde do concurso da Polícia Militar do Ceará, cujo prazo de inscrições começa hoje e segue até o dia 3 de fevereiro. Também há oportunidades locais, temporárias e efetivas, na estrutura das prefeituras de Fortaleza, Iguatu, Jati e Sobral. 

Além disso, como muitas seleções que estavam previstas para ocorrerem em 2020 e 2021 foram adiadas em virtude da pandemia de Covid-19, a expectativa é de que 2022 seja um ano com recorde de concursos públicos, tanto com relação a quantidade de seleções quanto ao número de vagas.

Se todos os certames previstos e com seleções já solicitadas de fato tiverem os editais liberados ainda em 2022, o número total de vagas a serem disputadas em todo o País ultrapassará os 225 mil postos de trabalho, segundo a Central de Concursos. 

As remunerações variam de acordo com o cargo, qualificação profissional e acadêmica do candidato e o nível do concurso, seja médio, técnico ou superior. Nacionalmente os valores chegam a ultrapassar a casa dos R$ 30 mil mensais, além dos benefícios. No Ceará, a expectativa é de que haja oportunidades para atuação em áreas administrativas, forças de segurança, segmento da educação, serviços de saúde e meio jurídico.

Para o professor Eneas Arrais Neto, fundador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional da Universidade Federal do Ceará (UFC), o planejamento é a chave para uma boa preparação para as oportunidades que se anunciam.

Ele alerta, porém, que a remuneração não deve ser o principal atrativo do cargo buscado e que é necessário fazer escolhas direcionadas para concentrar esforços em seleções cujo perfil da vaga se aproxime do histórico de formação e profissional e também das perspectivas de futuro dos candidatos.

"É preciso compreender todo o contexto político e social do que é ser um servidor público, do cargo que está sendo pleiteado e de como alocar as habilidades técnicas nas futuras funções para manter uma progressão de carreira e não ficar estagnado", explica.

O especialista destaca ainda o funcionalismo público tem um papel fundamental na sociedade. "Não é à serviço de políticos ou governos, sempre é para servir ao povo", afirma. Eneas pontua ainda que a grande demanda social por uma vaga de trabalho no meio público é reflexo "das incertezas e dificuldades do mercado formal de emprego em instituições privadas", comenta.

As altas taxas de desemprego, perdas de direitos trabalhistas, desvalorização do profissional e subutilização da mão-de-obra são outros pontos destacados pelo professor como geradores de um maior anseio pela aprovação em um concurso público. Diante de tanta pressão, é importante considerar ainda o aspecto mental dos candidatos antes e durante a realização da prova, especialmente com relação aqueles que não podem se dedicar integralmente à preparação para as provas. 

Ter um cuidado satisfatório com a saúde mental "propicia um maior rendimento no processo de aprendizagem e assimilação de novos conhecimentos e informações, além de contribuir para o controle saudável da ansiedade e estresse", destaca Sara Facundo, psicóloga cearense de 28 anos.

A especialista critica ainda a cultura extremista do "estude enquanto eles dormem" e pontua ser necessário um equilíbrio saudável entre dedicação e relaxamento. "O esgotamento mental interfere nos diversos processos psicológicos básicos como a atenção, motivação, memória, aprendizagem e geralmente esse esgotamento vem acompanhado com a queda de rendimento nos estudos, dificuldade na compreensão e retenção de conteúdos" argumenta.

O alerta é reforçado diante do uso de substâncias estimulantes que prometam reduzir a fadiga e inibir o sono como agravante dos riscos para saúde mental e física. A psicóloga especializada em questões organizacionais e trabalhista afirma que o planejamento e o respeito dos próprios limites podem gerar uma rotina de estudos mais proveitosa.

Concursos com inscrições abertas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (vagas temporárias/ Censo 2022)

 - 206.891 vagas

- Inscrições até 21/01/2022

Prefeitura de Jati

- 30 vagas

- Inscrições até 18/01/2022

Agência Nacional de Mineração (ANM)

- 40 vagas

- Inscrições até 10/01/2022

Marinha

- 100 vagas

- Inscrições até 09/01/2022

Petrobras

- 757 vagas

- Inscrições até 05/01/2022

Controladoria Geral da União (CGU)

- 375 vagas

- Inscrições até 01/02/2022

Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

- 348 vagas

- Inscrições até 20/01/2022

Polícia Militar do Estado do Ceará (profissionais da Saúde)

- 50 vagas

- Inscrições até  03/02/2022

Guarda Municipal de Sobral

- 33 vagas +CR

- Inscrições até 11/02/2022

Prefeitura de Iguatu

- 300 vagas

- Inscrições até 03/01/2022

Conselho Regional de Química do Ceará

2 vagas

- Inscrições até 17/01/2022

Prefeitura de Fortaleza - seleção pública para assistente da educação infantil (vagas temporárias)

- Cadastro de reserva

- Inscrições até 03/01/2022

Prefeitura de Fortaleza - seleção pública para profissionais da saúde nível fundamental e médio (vagas temporárias)

- 178 vagas

- Inscrições até 16/01/2022

Prefeitura de Fortaleza - seleção pública para profissionais da saúde nível superior (vagas temporárias)

- cadastro de reserva

- Inscrições até 16/01/2022

Fonte: O POVO e Central de Concursos

Dicas para se preparar para os concursos de 2022

- Pense em investir em curso preparatório, seja ele presencial ou online, principalmente para pegar as dicas de professores

- Caso precise ou prefira se preparar por conta própria, aposte em práticas de concentração e autodisciplina, bem como converse com familiares, amigos e companheiros para ter momentos de dedicação exclusiva aos estudos

- Leia atentamente o edital e confira as provas anteriores feitas pela mesma banca organizadora do concurso desejado, se possível, em edições anteriores da mesma seleção

- Selecione bons materiais de estudo, separe as buscas por textos e vídeos de apoio por temas e reúna alguns sobre todos os conteúdos previstos no edital antes de iniciar os estudos

- Organize seu tempo, virar noites estudando para se preparar para um concurso em 15 dias não é viável e pode ser prejudicial para sua saúde 

- Uma alimentação balanceada, bem como a prática de exercícios físicos e momentos de lazer intercalados com estudos podem aumentar o rendimento 

- Estude a teoria, mas não se esqueça de colocar em prática o conteúdo. Crie rotinas de exercícios para ficar o conteúdo estudado. 

- Faça uma autoanálise e descubra em quais áreas você tem mais dificuldade e reforce os estudos nelas

- Não pense na concorrência, a seleção será apenas entre você e a prova 

Fonte: Central de Concursos e Estratégias Concursos

 

Outros editais previstos para sair em 2022

No Ceará

  • Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce)
  • Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)
  • Metrô de Fortaleza (Metrofor)
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Universidade Regional do Cariri (Urca)
  • Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
  • Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS)
  • Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
  • Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
  • Sefaz (auditor-adjunto)

No Brasil

  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - 7575 vagas
  • Receita Federal - 699 vagas
  • Banco Central - 245 vagas
  • Agência Nacional de Petróleo (ANP) - 107 vagas
  • Fundação Nacional do Índio (Funai) - 826 vagas
  • Senado Federal - 40 vagas
  • Ibama - 568 vagas
  • ICMBio - 171 vagas
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - 121 vagas
  • Ministério da Economia - 300 vagas
  • Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3) - 15 vagas
  • Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC-SP) - 2939 vagas
  • Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM SP) - 1000 vagas
  • Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) - 2700 vagas
  • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) - 3250 vagas

    Fonte: Central de concursos e O POVO

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Recomendada para você

"