Logo O POVO+
Novo sistema de execução financeira em 2022
Economia

Novo sistema de execução financeira em 2022

Novidade. Gestão
Edição Impressa
Tipo Notícia

O novo sistema de execução financeira e orçamentária do Ceará passou a funcionar no dia 1° de janeiro. Segundo a Sefaz-CE, o Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Ceará (Siafe-CE) é o mais avançado disponível no mercado brasileiro e substitui o atual sistema, em operação desde 2012.

A previsão da Sefaz é que o novo sistema permita uma melhoria na qualidade da gestão fiscal do Ceará, permitindo maior eficiência e transparência.

"Estamos mudando o grande sistema de gestão do Estado a partir do dia 3 de janeiro e vamos pegar a melhor ferramenta que tem hoje no País e aí teremos muito mais dados de gestão financeira. A tendência é catapultar ainda mais o Ceará em termos de sustentabilidade fiscal", destaca Fernanda Pacobahyba, titular da Sefaz.

Ela destaca que o novo sistema junto do Big Data são os dois grandes projetos a serem implantados na gestão fiscal do Estado nos próximos anos. "São dois grandes projetos para serem implantados em mais de um ano (menção ao último ano de governo Camilo), demoram três anos para serem completamente implantados, mas estamos dando os primeiros passos em 2022 e serão extraordinários, não tenho dúvida".

Sobre a renúncias fiscais, a secretária estadual da Fazenda ressaltou que o Estado tem trabalhado para atrair investimentos, mas de forma estratégica. "O Ceará não passou por grandes revoluções nesse sentido, pois temos mostrado grandes resultados atraindo grandes empresas. Taí o hub de hidrogênio. A legislação do hidrogênio só o Ceará possui hoje no Brasil, pois só nós temos ZPE. Nisso, a lógica de benefício fiscal está calcada na análise de que é concedida para atrair um setor produtivo que não teríamos caso não oferecesse benefício. Por isso, não compreendemos como perda (em arrecadação), pois aquele empreendimento não viria para o Estado caso não fosse oferecido (benefício fiscal). Acho que é nesse sentido que temos trabalhado para atrair as instalações, como da Amazon com seu Centro de Distribuição, além de outros grandes players, sendo as empresas do hub de hidrogênio casos emblemáticos".

 

O que você achou desse conteúdo?