Logo O POVO+
Reajuste da Ufirce em 2022
Economia

Reajuste da Ufirce em 2022

Edição Impressa
Tipo Notícia

Desde o dia 1º deste mês, começou a vigorar a nova Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará (Ufirce), utilizada como base para a cobrança de taxas e multas, que passou a ser de R$ 5,18625. Alta de 10,7% em relação ao valor cobrado no ano passado (R$ 4,68333).

A secretária estadual da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, lembra que desde o ano passado, por força da Lei 13.083/2020, a unidade fiscal passou a ser atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do País, em substituição ao Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas.

A titular da Sefaz destaca que isso diminuiu significativamente o impacto do reajuste, já que o índice acumulado do IGP-M está em torno de três vezes superior à base da inflação média.

"Se a inflação tá alta, o IGP-M está muito mais. Lembrando: voltamos a ficar assolados pelo fantasma da inflação no nosso País. E em 2022 o boletim Focus, do Banco Central, já dá a perspectiva de que o IPCA feche acima de 10%, então ainda será um ano para amargar inflação alta, ano difícil no cenário nacional por conta das Eleições".

 

O que você achou desse conteúdo?