Logo O POVO+
Petroleiros alertam para casos em plataformas
Economia

Petroleiros alertam para casos em plataformas

Petrobras nega.
Edição Impressa
Tipo Notícia
A Petrobras anunciou a chegada da plataforma de petróleo, P-67, ancorada na Baía de Guanabara, destinada ao Sistema de Produção do Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil A Petrobras anunciou a chegada da plataforma de petróleo, P-67, ancorada na Baía de Guanabara, destinada ao Sistema de Produção do Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

Os casos de covid-19 seguem crescentes nas plataformas de petróleo no Brasil, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Entre 27 de dezembro e 5 de janeiro, as notificações de contaminação de empregados dobraram, apesar de se manterem em níveis mais baixos do que no início da pandemia em 2020.

Segundo a ANP, as notificações passaram de sete em dezembro para 15 no último dia 5. E a média móvel nos últimos 15 dias indicou alta de 3,14 para 6,75 contaminados.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) alertou para o aumento, informando que pelo menos 28 petroleiros da plataforma PNA-1, da Petrobras, na bacia de Campos, são considerados suspeitos de covid-19, mas que apenas metade conseguiu desembarcar. "Os demais estão sendo obrigados a cumprir isolamento na plataforma e, de forma contraditória, também devem cumprir suas funções na área, o que gera contato com os demais trabalhadores e amplia os riscos de contágio".

A situação se repetiria nas plataformas PGP-1 e P-40, onde 14 trabalhadores estariam com sintomas. Segundo a FUP, os empregados não estão sendo testados, desembarcados ou isolados.

A Petrobras, no entanto, diz que nas unidades citadas houve desembarques pontuais e preventivos de pessoas com sintomas gripais leves, porém, os testes tiveram resultado negativo. Também diz que as unidades seguem monitoradas e com cuidados preventivos a bordo vigentes. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?