Com cinco dos dez estados que mais tiveram crescimento no consumo de energia elétrica no País, a região Nordeste é o foco do leilão para a construção de novas linhas de transmissão que está sendo previsto pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para acontecer em 2023.
A elaboração do edital do leilão está prevista para ser realizada a partir de julho deste ano, após a finalização de relatórios dos projetos na área, a serem encaminhados ara a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No caso específico do Nordeste, estudos preliminares conduzidos pelo MME apontam a região da divisa entre o Ceará e o Piauí como uma das potenciais alternativas para criação de novas linhas de transmissão, “seja para a coleta de geração prospectiva e exportação para outros subsistemas, através de corredores de transmissão expressos, seja para orientar a definição de reforços regionais complementares que se farão necessários”. Segundo a Pasta, a zona limítrofe entre os dois estados concentra 16% dos projetos de geração agrupados no Nordeste, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte, com 45%, e para a região central da Bahia, com 39%.
Além disso, de acordo com o presidente do Sindienergia Ceará, Luís Carlos Queiroz, “nós temos uma sinalização do deputado Danilo Forte (PSDB) a respeito de novas linhas de transmissões para cá e isso vai contribuir para que sejam feitos cada vez mais investimentos em energia no Estado, principalmente na matriz eólica”.