Logo O POVO+
Venda de veículos novos cai 37,71% no Ceará em janeiro
Economia

Venda de veículos novos cai 37,71% no Ceará em janeiro

No Brasil, a indústria de veículos teve o pior janeiro em vendas em 17 anos. Alta dos preços e dos juros, além da perda do poder de compra explicam cenário
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Para Fenabrave, a alta dos juros do financiamento de veículos é um ponto de preocupação (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Para Fenabrave, a alta dos juros do financiamento de veículos é um ponto de preocupação

Pressionado pela escalada de preços e perda do poder de compra do consumidor, os números de veículos emplacados no Ceará caíram na passagem de dezembro de 2021 para o primeiro mês deste ano, em 37,71%. O resultado negativo se repetiu na comparação com igual mês de 2021 (-17,98%). Os dados foram divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Considerando auto e comercial leve, os recuos nas vendas de veículos novos se repetiram de dezembro para janeiro (-44,44) e também frente a janeiro de 2021 (-35,98%). Somente auto, na mesma sequência de comparação, as retrações foram de 42,54% e 35,90%. Comercial leve isoladamente foram -41,95% e -36,38%.

 

Na categoria caminhão e ônibus, queda de 62,57% na passagem dos meses e alta de 2,94% no começo do ano. A análise separada mostra ainda alta isolada de 40,91% na comercialização de ônibus, que saiu de 136 em janeiro de 2021 para 140 neste ano.

A venda de motos novas também apresentou recuo, com -33,93% em janeiro frente a dezembro e -3,96% no primeiro mês do ano ante igual de 2021.

Fortaleza

Fortaleza acompanhou o cenário de menos vendas no começo deste ano, com queda de 40,58% na passagem dos meses e de 25,72% ante igual mês do ano passado.

Auto e comercial leve retraíram 42,75% e 36,07% nas respectivas comparações. No emplacamento de motos, a queda foi de 36,59% de dezembro para janeiro de 2022 e de 7,14% em relação a igual período de 2021.

Brasil

O cenário não difere da média do Brasil, que amargou o pior janeiro em vendas em 17 anos. Segundo a Fenabrave, 126,5 mil unidades foram licenciadas no País durante o mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Desde os menos de 110 mil veículos registrados em igual mês de 2005, não se via um janeiro tão baixo.

A queda em relação a igual período do ano passado foi de 26,1%. Frente a dezembro, quando o mercado deu sinais de reação com o melhor volume de 2021, o tombo foi ainda maior: 38,9%.

Num sinal preocupante sobre a demanda após a escalada tanto de preços quanto do custo de financiamento dos automóveis, o resultado negativo se deu num momento de maior disponibilidade de produtos nas lojas, dada a puxada na produção das montadoras no fim do ano passado.

Ao comentar o desempenho, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., citou a alta dos juros e a menor disponibilidade de renda, dada a inflação persistente, entre os motivos por trás da queda das vendas em janeiro. Segundo ele, as fortes chuvas e a nova onda de contaminações pela variante Ômicron também ajudaram a reduzir o movimento nas concessionárias.

A previsão da entidade é de crescimento de 4,6% dos emplacamentos de veículos neste ano, um objetivo que, após o fraco janeiro, só será possível se a média mensal do mercado subir para acima das 180 mil unidades. É algo que nos últimos sete meses só aconteceu em dezembro por conta da oferta restrita de carros no mercado.

A variação negativa do primeiro mês do ano foi mais uma vez puxado pelo segmento de carros e utilitários leves, como picapes e vans, onde houve queda de 28,3% contra janeiro do ano passado. Na comparação com dezembro, o recuo foi de 39,8%.

"Incertezas sobre a economia e as altas nas taxas de juros, com maior seletividade para a oferta de crédito, afetam as condições de financiamento", comentou Andreta Jr. (com Agência Estado)

 

Fortaleza

Na capital cearense, a queda nas vendas chegou a 40,58%, em relação a dezembro de 2021, e a 25,72%, ante igual mês do ano passado

O que você achou desse conteúdo?