Além das possibilidades futuras de negócios, Ricardo Montenegro, presidente do Iracema Digital, destaca que a operação conjunta do ambiente de inovação do Ceará terá como impacto direto na descentralização do desenvolvimento.
"O Ceará está em um momento especial para a inovação, e isso passa por geração de emprego, de renda, fomento de educação, ciência, melhorias na saúde e redução das desigualdades. A inovação, além do lucro comercial, têm um aspecto social do desenvolvimento sustentável", pontua.
A perspectiva é de que, a partir da consolidação do ecossistema de inovação, as operações conjuntas resultem em soluções inovadoras em prol de demandas sociais especificas de cada região do Estado, tanto com relação ao desenvolvimento tradicional e modernização das matrizes econômicas, como com relação a demandas ambientais e sociais de cada localidade.
"São sonhos, sim, mas já provamos ser viáveis e possíveis. Estamos produzindo conhecimento em todos os cantos do Estado e com a interligações das ações de inovação queremos fornecer empregos, aumento de produtividade e melhorias de qualidade de vida em todas as regiões e depois exportar essas soluções", finaliza Ricardo.