Logo O POVO+
Primeiros pré-contratos para hub de hidrogênio verde no Ceará serão assinados em 30 dias
Economia

Primeiros pré-contratos para hub de hidrogênio verde no Ceará serão assinados em 30 dias

|Acordos| Na segunda-feira, 14, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará havia anunciado a assinatura de mais quatro memorandos de entendimento para produzir o insumo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A produção de hidrogênio verde no Estado é direcionada para a exportação e para escoar o novo combustível será utilizado o modal marítimo (Foto: Gladison de Oliveira / Complexo do Pecém)
Foto: Gladison de Oliveira / Complexo do Pecém A produção de hidrogênio verde no Estado é direcionada para a exportação e para escoar o novo combustível será utilizado o modal marítimo

Os primeiros pré-contratos para produção de hidrogênio verde (H2V) no Ceará devem ser assinados nos próximos 30 dias.

A informação foi dada, ontem, pelo presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa, durante coletiva de imprensa para detalhar a assinatura de memorando de entendimento para construção de um parque de tancagem no local, justamente focado no transporte e no armazenamento da amônia, principal matéria-prima para produção do hidrogênio verde.

"A gente tem 17 memorandos assinados. Tem empresas que já estão em fase bem avançada e, com elas, nos próximos 30 dias, vamos assinar já um pré-contrato. Isso é um passo adiante do memorando”, comemorou Danilo Serpa. A referência a um décimo sétimo memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde também foi outro dado novo apresentado pelo executivo.

Na última segunda-feira, 14, conforme adiantou ao jornal O POVO, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, havia mencionado a assinatura de quatro novos memorandos ao longo dessa semana, quando esse número ainda estava em 16 documentos assinados. O primeiro memorando foi assinado há cerca de um ano com a empresa australiana Energix Energy.

Um mês antes, em fevereiro de 2021, o projeto do hub do hidrogênio verde havia sido lançado e uma parceria entre o Complexo do Pecém, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além do crescimento quase exponencial no número de empresas com interesse em produzir o combustível renovável no Estado em um ano, o entendimento para construir um parque de tancagem adaptado às necessidades logísticas da cadeia do H2V também deve alavancar o chamado Hub do Hidrogênio Verde.

O movimento acontece quando a Europa e outras regiões do mundo buscam reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis, tanto por razões de sustentabilidade como de segurança energética, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ontem, foram apresentados alguns detalhes do projeto relacionado ao tal parque de tancagem à imprensa pelos presidentes do Complexo do Pecém, Danilo Serpa, e da Stolhaven Santos, Marcelo Schmitt, que participaram horas antes da São Paulo Expo, considerada a maior feira de logística da América Latina.

“Nossa empresa está comprometida em apoiar a transição energética global, deixando de depender de combustíveis fósseis para fontes de energia mais verdes”, ressaltou Schmitt, ao falar também sobre a experiência da companhia com 15 terminais de distribuição de produtos líquidos a granel, distribuídos pelo mundo.

Por sua vez, o Porto de Fortaleza, que já possui um parque de tancagem para combustíveis, confirmou que até o fim do ano deverá realizar uma expansão em sua área externa.

O diretor comercial da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcanti, afirmou considerar “importante o Estado contar com dois equipamentos de abastecimento de combustível, uma vez que um complementará o outro. Hoje, 40% do combustível consumido aqui vem de outros estados. Ao ampliar a nossa capacidade de armazenamento e distribuição, o Ceará poderá, inclusive, atender a demanda crescente deste granel líquido de outros estados”.

Serviços

A Stolthaven tem serviços de armazenagem, gerenciamento de resíduos, limpeza de tanques, carregamento e descarga de caminhões, entre outros.

CIPP

O hub do hidrogênio verde será instalado no Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

O que você achou desse conteúdo?