As atividades turísticas no Ceará retomaram o crescimento em janeiro deste ano, com alta de 0,9% após ter caído 3,5% em dezembro de 2021, segundo indica a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada ontem, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O saldo do Estado, porém, fica abaixo da média nacional, que teve crescimento de 1,1%.
Mas, "na comparação janeiro de 2022 com janeiro de 2021, o índice de volume de atividades turísticas teve alta de 18,1%", destaca a Unidades Estadual do IBGE no Ceará. No acumulado dos últimos 12 meses, o agregado especial de atividades turísticas ainda apresenta expansão de 27,7%.
Enquanto a média nacional no volume de atividades do setor de serviços no Brasil começou 2022 com queda de 0,1%, o Ceará registra estabilidade de 0,6% no primeiro mês do ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 16 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e refletem uma recuperação do setor no Estado.
Saldo positivo no Ceará em janeiro se torna mais representativo considerando o recuo de 1,2% registrado em dezembro de 2021. No comparativo regional, o Estado teve o quarto maior crescimento. Entre os nove do Nordeste, quatro computaram recuo do desenvolvimento econômico do setor de serviços.
As três maiores altas foram registradas no Piauí (2,5%), em Sergipe (1,8%) e no Maranhão (1,7%). O estado de Pernambuco também registra crescimento no setor de serviços, com alta de 1%.
Do outro lado da balança, o maior recuo no volume de serviços no Nordeste foi registrado pela Paraíba, com decréscimo de 4,8%. O Rio Grande do norte também computou redução significativa, fechando o mês de janeiro com queda de 3,2% no setor.
Voltando para o cenário do Estado, o setor de serviços cearenses apresenta cenário promissor de recuperação com a consolidação da retomada econômica. No acumulados dos últimos doze meses, conforme o IBGE, o Ceará acumula alta de 15,7%, quarta maior alta do País.
Atividades do setor de serviços no Ceará
Fonte: IBGE