Logo O POVO+
Até 2050 energia eólica no mar aumentará sua capacidade em 60 vezes
Economia

Até 2050 energia eólica no mar aumentará sua capacidade em 60 vezes

No Brasil, existem projeções para funcionamento e produção do primeiro parque no setor até 2027. Ceará se destaca na frente, segundo especialista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Transição energética, economia do mar e economia criativa estão entre os temas centrais do evento (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar Transição energética, economia do mar e economia criativa estão entre os temas centrais do evento

Atualmente, no mundo, a capacidade existente de energia eólica no mar, ou energia eólica offshore, é de 30 gigawatts (GW) e em 2050 ela chegará a cerca de 2000 GW. A prospecção é do coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Joaquim Rolim, que vê o Ceará como pioneiro no País.

“Ainda não temos nenhum parque eólico no mar no Brasil, mas existem 35 projetos que totallizam 80 GW, sendo 20% disso no Ceará, o que correponde a sete projetos do total nacional. Eles estão em licenciamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, informou.

O coordenador é otimista e acredita que em 2026 ou 2027 exista efetivamente um parque, em operação e produção no Brasil e possivelmente seja no Ceará, pelo Estado estar mais à frente em relação às questões de energias renováveis.

Outro grande salto apontado pelo especialista é o consumo de hidrogênio verde no mundo, que terá uma elevação de cinco vezes até 2050. “Entre 10% e 20% da energia mundial será oriunda do hidrogênio verde. Essa energia será usada para transportes, aquecimento industrial, mobilidade e energia elétrica. O que aumenta ainda mais a valorização da energia eólica e solar que são necessárias para geração dessa energia limpa.”, projeta.

Ele complementa, ainda, que com essas elevações nos preços do gás natural e dos combustíveis fósseis “mostram para o mundo a importância do hidrogênio verde”. Hoje, a energia eólica é fonte de produção mais barata, limpa e renovável. “Somando a energia solar, a energia eólica no mar e a energia eólica que o Ceará tem estamos falando do presente e futuro das energias”, finaliza.

O consultor de Energias Renováveis da Fiec, Jurandir Picanço, apresentará o tema “Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, a vanguarda da inovação”. Segundo ele, o Nordeste tem uma grande oportunidade na transição e substituição dos combustíveis fósseis por energias renováveis.

“Em particular o Ceará, que desenvolveu o hub do Hidrogênio Verde e poderemos exportar energia em forma de hidrogênio. É um momento especial para o Estado para grandes empresas desenvolverem seus negócios”, sinaliza.

Com relação a vinda dos memorandos de entendimento para o Ceará, a expectativa de Picanço é que os projetos locais se desenvolvam no sentido de atender a Europa. Prioritariamente a Alemanha, pois o país se encontra em nível de avanço maior em relação aos protocolos desse tipo de importação.

Destacou, ainda, a participação efetiva da Fiec junto aos empreendedores que desejam investir por meio de levantamento de dados e informações, capacitação de mão de obra, facilitação em contatos, entre outras ações.

Fiec recebe painéis do agro, saúde e energias

Entre os dias 29 e 31 de março, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) recebe o evento Rota Ceará Vanguadas - Hubs de Energia verde, Saúde e Agronegócio.

Na agenda, palestras e painéis que trazem temas atuais e relevantes sobre as potencialidades do Ceará. A abertura conta com palestra do Mário Moreira, vice-presidente de gestão e desenvolvimento da Fiocruz.

Paticipam do painel o doutor Carlos Roberto Martins (Cabeto), ex-Secretário de saúde do Ceará; Marcelo Alcântara, idealizador do Capacete Elmo;  Izabel Guedes, imunologista; e o doutor Luis Moura, presidente do Instituto do Obeso.

O dia 30 será voltado ao agonegócio com abertura do Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), seguida de painel com empresários e especialistas.

E o último encontro será sobre energias renóvais com palestra de Jurandir Picanço, consultor de energias renováveis da Fiec; e encerramento com painel de especialistas do setor com participação de Cayo Moraes, executivo da EDP Brasil.

 

SERViço

Rota Ceará

Data: 29 a 31 de março de 2022

Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec)

Informações: Inscrições gratuitas no site www.rotacearavanguardas.com.br

GLOBAL

O ministério de Minas e Energia participou da Ministerial da Agência Internacional de Energia para acelerar a transição energética global para um futuro de baixo carbono.

O que você achou desse conteúdo?