Logo O POVO+
Pequenas empresas foram responsáveis por 68,3% dos empregos no Ceará
Economia

Pequenas empresas foram responsáveis por 68,3% dos empregos no Ceará

Em Fevereiro| Levantamento do Sebrae mostra que o percentual está acima da média brasileira (67%). No Brasil, os pequenos empreendedores geraram 220 mil novos postos de trabalho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pequenas empresas geram 220 mil empregos em fevereiro, aponta Sebrae (Foto: )
Foto: Pequenas empresas geram 220 mil empregos em fevereiro, aponta Sebrae

As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 5.501 empregos, em fevereiro, no Ceará. O número representa 68,3% dos empregos gerados no Estado no mês. Os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae que mostra ainda que, no Brasil, os pequenos empreendedores contrataram 220.066 trabalhadores no mês, chegando a cerca de 67% do volume total de postos de trabalho no País, que inclui empreendimentos de todos os portes.

 

 

O setor de serviços foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134.024 novos empregos no Brasil. Destes, 3.164 no Ceará.  Na sequência,  construção civil registrou a abertura de 31.517 novos postos de trabalho no País. No Estado, esse segmento mobilizou 1.649 novas contratações. 

Entre as regiões brasileiras, as micro e pequenas empresas do Centro-Oeste foram as que obtiveram o melhor desempenho, abrindo 27 mil novos empregos a cada mil já existentes. A região Norte vem em seguida, com 20 mil contratações. Já a região Sul fechou o mês com 17 mil contratações. O Sudeste e o Nordeste, respectivamente, garantiram 14 mil e 12 mil novos postos de trabalho.

Segundo o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304.525 novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.

Apesar do desempenho no mês, o Caged aponta que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. O resultado caiu em 2022, quando as MPEs registraram um índice de 68,7% no volume de novas vagas.

Nordeste

Em fevereiro, o Ceará ocupou o terceiro lugar no ranking de saldos de empregos gerados pelos pequenos negócios. Está atrás de Alagoas e Maranhão, segundo o levantamento do Sebrae

 

O que você achou desse conteúdo?