Logo O POVO+
Turismo cearense impulsiona retomada econômica
Economia

Turismo cearense impulsiona retomada econômica

| EXCLUSIVO| Cerca de 90 pousadas estão em construção no litoral. Estado terá o primeiro hotel premium da rede Vilá Galé. Governo mira também na retomada dos voos nacionais e internacionais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Turismo em Icaraí de Amontada tem despertado interesse do setor hoteleiro (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Turismo em Icaraí de Amontada tem despertado interesse do setor hoteleiro

O turismo cearense ganha novo fôlego, após mais de dois anos de estagnação, com a construção de 90 pousadas em diferentes municípios do litoral. Além disso, Estado receberá o Vila Galé Collection, primeiro hotel boutique da rede no País, que se instalará no Cumbuco, próximo a outra unidade do grupo. E terá, ainda este ano, a ampliação da malha aérea nacional e internacional.  

As informações são do secretário de turismo do Estado do Ceará (Setur), Arialdo Pinho, que está otimista com o cenário próspero para o setor. "Estamos há oito meses com os hotéis bem lotados. Desta forma o setor vem recuperando a capacidade e em nenhum momento da pandemia eles foram fechados. E quando pudermos voltar a fazer publicidade (pausa em virtude do ano eleitoral) o setor se equalizará", afirma.

De acordo com o titular da Setur, o setor turístico cearense já está chegando aos patamares de 2019, o que deve ocorrer até o fim deste ano. E, a partir do ano que vem, voltará a crescer cerca de 18% anualmente. O que interfere em toda a cadeia ligada às atividades turísticas.

Segundo ele, o turismo foi o que mais gerou emprego no setor dos serviços e é um grande empregador do Estado. E o litoral oeste do Ceará aparece como o destino mais procurado de praias no Brasil.

A promoção do Ceará vem acontecendo desde março de 2021, tanto no Brasil, quanto no exterior. Já foram retomados voos semanais com Portugal e com a França. Em outubro serão realizados voos com Miami, nos Estados Unidos, com a Latam e a Gol; novembro com a Gol para Buenos Aires, na Argentina; dezembro com a Air Europa para Madri, na Espanha e com a KLM para Amsterdã, na Holanda; e em janeiro de 2023, com a Gol para Orlando, também nos Estados Unidos. "Estou indo, no início de junho, me reunir com a KLM para a retomada", informou.

Arialdo ainda destacou que a partir deste ano, com conclusão até julho do próximo ano, Fortaleza terá voos diretos com as demais capitais brasileiras, a exceção de Porto Velho, em Rondônia, que terá uma parada. Voos para Porto Alegre, Maceió e Florianópolis já estão no radar.

Outra novidade antecipada com exclusividade ao O POVO é a terceira instalação da rede de hotéis Vila Galé, no Cumbuco, no Ceará. O Vila Galé Collection, submarca atribuída aos hotéis boutique da rede, será o primeiro do Brasil neste modelo e tem previsão de obras ainda este ano, no segundo semestre.

De acordo com informações da rede hoteleira, o projeto está pronto, assim como a área que receberá o equipamento premium com 124 apartamentos. No projeto estão contemplados SPA com piscina interior, salas de massagem, academia e quadras poliesportivas. O restaurante ficará em frente à praia e será integrado com a piscina exterior de adultos. Para as crianças haverá um parque, clube infantil e parque aquático. Um centro náutico para apoio às atividades aquáticas será um dos diferenciais. Os investimentos e geração de empregos não foram informados.

Expectativa para alta temporada

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Régis Medeiros, destaca que a expectativa para as férias de julho é boa. "Para o mercado doméstico brasileiro o foco deve ser Fortaleza, já o litoral virá com toda força no kitesurf com o turismo estrangeiro, a partir da segunda semana de julho. No litoral até dezembro teremos a presença de turistas internacionais", destaca.

Os primeiros meses do ano, que apresentavam índices mais altos de Covid-19 do que agora, já foram melhores em relação a ocupação hoteleira na Capital. Em janeiro registou-se 77% de ocupação, números similares aos de 2019 e 2020, 78%. Já fevereiro registrou 64,3%, praticamente iguais ao período comparado que registrou 65%. E março deste ano, com 61,3% foi melhor do que antes da pandemia. Abril ainda não foi fechado, mas teve uma queda por conta das chuvas.

"Temos expectativas muito positivas com a alta temporada de julho, retomada dos eventos, demanda retraída, temporada de kitesurf e fim das chuvas. O que atrapalha um pouco, ainda, são os preços elevados dos bilhetes aéreos, por conta do custo do petróleo que tem afetado muito", analisa Medeiros.

 

 

Aquecimento do turismo no Ceará

Veja alguns locais que estão atraindo os empreendimentos hoteleiros:
Litoral Oeste

Icaraí da Amontada

Ilha do Guajirú

Cumbuco

Camocim

Jericoacoara

Lago da Moréi

Bitupitá

Novos voos nacionais e internacionais -

Em 2022
Outubro - Miami/Estados unidos - Latam e Gol
Novembro - Buenos Aires/Argentina - Gol
Dezembro - Madri/Espanha - Air Europa
Amsterdã/Holanda - KLM

EM 2023
Janeiro - Orlando - Estados Unidos - Gol

Até junho de 2023
Fortaleza direto com todas as capitais brasileiras, a exceção de Porto Velho, em Rondônia

Fonte: Setur

 

Projeção

O IBGE projeta ainda ser necessário um crescimento médio de 6% no volume de serviços relacionados às atividades turísticas no Brasil para que o setor possa celebrar de fato a plena retomada econômica

 

O que você achou desse conteúdo?