Logo O POVO+
Governo anuncia concurso para professores indígenas
Economia

Governo anuncia concurso para professores indígenas

|Ceará| É o primeiro concurso para escolas indígenas no Estado. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Governadora Izolda Cela vai escolher o próximo desembargador (Foto: Divulgação/Twitter)
Foto: Divulgação/Twitter  Governadora Izolda Cela vai escolher o próximo desembargador

O Governo do Ceará anunciou nesta terça-feira, 17, a realização do primeiro concurso público para professores das Escolas Indígenas do Ceará. Ao todo serão ofertadas 200 vagas, que irão contemplar 13 etnias. Será encaminhado um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Ceará pedindo a abertura das vagas. 

O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela em transmissão pelas redes sociais. "Eu quero agradecer a todos por esse momento. É o primeiro concurso para professores indígenas que estamos fazendo no Ceará e esperamos com isso fortalecer a presença, a carreira e o compromisso desses professores nas 29 escolas que são da responsabilidade direta da Seduc (Secretaria da Educação). Com isso, podemos afirmar e nos comprometer cada vez mais com a oferta de educação nas comunidades indígenas, que têm seus direitos e todo potencial para ser desenvolvido”, afirmou.

Os profissionais irão atuar nas 29 escolas indígenas estaduais existentes hoje no Ceará. As vagas serão distribuídas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, nos seguintes componentes curriculares: Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas. O certame será realizado em três etapas: prova escrita, aula e avaliação de títulos.

Izolda também explicou que será lançada portaria que vai oficializar a criação da comissão responsável pelo concurso. "Essa comissão será composta com representantes da comunidade indígena, da Secretaria de Educação (Seduc) e também da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que as coisas sejam feitas vem redondinhas, com eficiência, para que possamos ter esse edital o mais rápido possível."

As vagas vão contemplar as seguintes etnias: Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potyguara, Tabajara, Tapeba,Tapuia Kariri, Tubiba Tapuia, Tupinambá. 

"É um momento histórico que a gente já espera há 30 anos. Nossa classe de professores indígenas já está com quase 700 professores. É uma porta que está abrindo para que futuramente aconteçam outros. Hoje, vamos poder ver que alguns professores vão ficar estáveis (em suas salas de aula)", afirmou a coordenadora da Organização dos Professores Indígenas do Estado do Ceará (Oprince), Cristina Pitaguary.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, informou que a tramitação do projeto deve ter celeridade na Casa. "Teremos sensibilidade de aprovar o mais rápido possível essa matéria."


 


Concurso para professor indígena

Vagas: 200 vagas

Etapas: prova escrita, aula e avaliação de títulos

Etnias contempladas: Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potyguara, Tabajara, Tapeba,Tapuia Kariri, Tubiba Tapuia, Tupinambá

Vagas

As vagas serão distribuídas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas seguintes componentes curriculares: Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas

O que você achou desse conteúdo?