Logo O POVO+
Previsão de 5G puro para Fortaleza começa em 29 de agosto
Economia

Previsão de 5G puro para Fortaleza começa em 29 de agosto

Conforme a Anatel, o começo por Brasília se dá pela facilidade de instalação dos equipamentos, principalmente pela quantidade de antenas parabólicas, que usam uma frequência próxima à do 5G
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
5G puro começa por Brasília e tem previsão para capitais a partir de 29 de agosto (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil 5G puro começa por Brasília e tem previsão para capitais a partir de 29 de agosto

O 5G na sua potencialidade máxima estreou no Brasil ontem, 6 de julho, por Brasília. Em Fortaleza a expectativa é que chegue a partir de 29 de agosto, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), podendo o prazo ir até dezembro. Mesmo assim, nada descarta uma antecipação.

Na capital cearense, fim de agosto é previsão, mas tão logo a Agência libere o uso da faixa de 3,5 GHz, necessária para que o 5G puro se efetive, a ativação pode se dar.

Agora, após Brasília, São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) estão na fila. As demais capitais vêm na sequência, confirmando o atraso, pois o plano inicial era o fim de julho, mas problemas de fornecimento e logística de componentes eletrônicos atrasaram o processo.

Em Brasília, a cobertura será de 80% da cidade, segundo a Anatel. Apesar de as operadoras não revelarem, Claro, TIM e a Vivo, vencedoras do edital da faixa de 3,5 GHz, devem, segundo as regras do leilão, instalar 33 antenas.

Conforme o órgão, o começo pela capital do País se dá pela facilidade de instalação dos equipamentos, principalmente pela quantidade de antenas parabólicas, que usam uma frequência próxima à do 5G.

“O início do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz se dará em todas as capitais de estados e no Distrito Federal a partir de 29 de agosto de 2022. No entanto, de acordo com as regras do Edital do 5G, o início do uso pode ser antecipado caso sejam atendidas as condições necessárias”, frisa, em nota ao O POVO.

Detalhadamente, as condições consistem no início das atividades associadas à migração da TVRO para a banda Ku, ou seja campanha de comunicação e distribuição de kits.

Também na conclusão das atividades associadas à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz e à mitigação de interferências na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

Após a liberação, o uso da faixa de 3,5 GHz será feito pelas operadoras que arremataram os lotes nacionais e regionais no último leilão, realizado em novembro de 2021.

Mais notícias de Economia

Cronograma Anatel

  • Conforme o cronograma de liberação, definido no item 6.3 do Anexo IV, do Edital 5G, a partir de 29 de agosto de 2022 serão contemplados municípios brasileiros que sejam capitais de estados e o Distrito Federal.
  • A partir de 1º de janeiro de 2023, nos municípios brasileiros que possuam população igual ou superior a 500 (quinhentos) mil habitantes.
  • Em 30 de junho de 2023, naqueles com população igual ou superior a 200 mil habitantes e em pelo menos 25% dos que possuam população de até 30 mil habitantes.
  • A partir de 30 de junho de 2024, naqueles com população igual ou superior a 100 mil habitantes e em pelo menos 50% dos municípios brasileiros que possuam população de até 30 mil habitantes.
  • Ainda terá, a partir de 30 de junho de 2025, em pelo menos 25% dos municípios com até 30 mil habitantes e, por fim, a partir de 1º de janeiro de 2026, nos demais.
  •  
O que você achou desse conteúdo?