Se por um lado, durante o período inicial da pandemia de Covid-19 o distanciamento físico trouxe grandes desafios para franqueadores e franqueados, por outro, com auxílio e grande desenvolvimento dos meios digitais essa relação acabou se aprofundando com o transcorrer da crise sanitária e econômica e facilitou a expansão para o Interior. O período coincidiu com o advento de uma nova legislação para o setor.
Para Humberto Madeira, vice-presidente de franquias da Prudential Brasil, rede que atua na área de seguros, com origem internacional, “essa relação está cada dia mais profissional e estruturada. Tem dois anos e dois meses da nova lei das franquias, que é mais moderna e adequada à realidade do País e observa pilares básicos como transferência de marca, processos estruturados, definição de produtos e serviços e treinamento, acompanhamento e consultoria”.
Já o CEO da rede de lavanderias 5àSec, Fábio Roth, destacou que a pandemia trouxe algumas barreiras. "Mas como a gente vinha em um processo de transformação digital da empresa, nós usamos essas ferramentas para intensificar esse trabalho de relacionamento, substituindo as reuniões presenciais por reuniões digitais. Só que a gente aumentou a frequência justamente para que o franqueado não se sentisse isolado pela franqueadora nesse período”.
O criador da Cololido, rede de franquias de máquinas de algodão doce gourmet, Roberto Lemos, explica que parte do crescimento meteórico da marca, que em três anos conseguiu ter presença em todos os estados brasileiros, incluindo cidades interioranas, como Juazeiro do Norte, está no uso da comunicação online. “Damos suporte online produzindo vídeos para internet e por aplicativos de mensagem instantânea o que facilita muito nossa expansão. Hoje, estamos do Oiapoque ao Chuí”, comemora.
A CEO da rede Clube Turismo, Ana Virgínia Falcão, afirma que o que mais mudou na relação com os franqueados nos últimos dois anos foi “fazer com que ele curta verdadeiramente todos os passos da operação e se sinta parte da associação. Não faz sentido ter uma capilaridade tão alta e não filtrar esse conhecimento. Então, são eles que muitas vezes nos despertam para uma oportunidade”.
Nesse sentido, a diretora da unidade de São Paulo da GSPP Consultoria de Varejo e Formatação de Franquias, Mércia Vergili, ressalta como pilar de uma relação de ‘franchising’ a parceria entre franqueadores e franqueados. “O negócio precisa ser interessante para as duas partes. A gente, enquanto consultoria, sempre deixa isso muito claro”, afirma. (O repórter viajou a convite da Associação Brasileira de Franchising - ABF)