Fundada em 1972, em Belo Horizonte, e tendo iniciado seu processo de expansão por franquias em 1988, a Arezzo&Co, marca especializada em calçados e acessórios, criou um novo formato de franquias para chegar a cidades com população entre 80 mil e 200 mil habitantes, o Arezzo Light. O grupo conta ainda com a marca Schuttz e negocia ações na Bolsa de Valores, desde 2011.
Somando o chamado modelo full e o novo formato mais compacto, a companhia conta com pouco mais de 400 lojas, segundo o diretor corporativo de expansão da companhia, Juliano Colares. “São mais de 200 franqueados, o que dá uma média de quase duas lojas por franqueado. A Arezzo é uma rede bastante ampla e, hoje, as oportunidades que nós temos dentro do grupo são muito voltadas para o Interior”, avalia.
“Nesse formato de franquia para cidades de menor porte, o custo de implantação é menor em razão de ser uma loja de dimensão também menor de 40 m², diferentemente do que a gente chama de projeto full da Arezzo, que tem dimensões de 50 m² a 70 m². Então, é um projeto que é voltado para o Interior, em locais em que a gente chegou com uma demanda reprimida muito alta, e que o nosso produto já era consumido em muitos parceiros multimarcas”, resume Colares.
Na outra ponta do processo histórico de expansão, o grupo mineiro está presente também no mercado norte-americano, onde atua desde 2011. (O repórter viajou a convite da Associação Brasileira de Franchising - ABF)