A rede de franquias paranaense Odontolatina, fundada em 1998, tem um objetivo muito claro quando se trata de escolher o perfil dos novos franqueados e os locais para onde deseja se expandir no curto e no médio prazo. Segundo o odontólogo e um dos fundadores da empresa, Faisal Ismail, somente para o Ceará, a Odontolatina planeja abrir 25 novas unidades, em cidades com população acima de 25 mil habitantes.
“Nós estamos trabalhando para cidades de menor porte, o conceito de abrir clínicas com duas cadeiras (odontológica) em diante, ou mesmo para o dentista que trabalha sozinho. Nas regiões Norte e Nordeste, já temos clínicas assim no Maranhão e em Rondônia”, exemplifica. A rede já está presente no Estado nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte.
“O investimento inicial é de R$ 29 mil, que a gente chama de virada de bandeira para que o franqueado possa entrar no nosso modelo de negócio, sem perder qualidade no atendimento e na gestão. Essa é a nossa ideia é que tanto o franqueado que tenha dez cadeiras quanto o que tenha uma cadeira”, ressalta.
O próprio modelo enxuto de negócio tem facilitado o processo de interiorização da Odontolatina. “Isso é uma tendência nossa. Nós buscamos mais o interior do que as capitais. A nossa marca tem muito mais força de penetração em uma cidade de menor porte”, conclui. Em todo o País, a empresa está em 14 cidades do Interior, com 18 operações. (O repórter viajou a convite da Associação Brasileira de Franchising - ABF)