Um dos produtos mais conhecidos e democráticos do mundo, o café é uma das categorias da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2022-2023. Com importância significativa tanto para cultura e história brasileiras, ele proporciona ao País a chancela de estar entre os maiores produtores em quantidade do mundo.
Além do destaque na economia, também se faz presente no comportamento da população, pois ao longo dos anos foi ganhando novas versões até que vão das especiais, passando pelas gourmet e chegando ao tipo descafeinado, além da tradicional.
Com isso também se popularizou, nas últimas décadas, a profissão de barista, pessoa especializada em fazer receitas com a iguaria.
Neste contexto, na pesquisa, a Santa Clara é a marca mais lembrada por 44,9% dos entrevistados. Das 14 edições da categoria, é ganhadora por 13 vezes, sendo as últimas 11 consecutivas. No recorte das classes A/B a marca também está na liderança (42,1%).
As outras marcas citadas foram Pilão (21,2%), União (11,2%), Maratá (4,4%), Três Corações (4%) e Nescafé (3,2%). Não souberam responder ou não lembraram nenhuma marca correspondem a 2,9%.
Roberta Prado, head de marketing do Grupo 3corações, detentor da marca, diz que o grupo tem o Ceará marcado em sua história, pois foi onde inaugurou sua primeira fábrica em 1990. "Este reconhecimento do público é resultado de uma construção de longo prazo e mostra que estamos indo no caminho certo na missão de sempre proporcionar o melhor aos nossos consumidores. O cuidado e a excelência em cada etapa do nosso processo de produção definem o resultado do Café Santa Clara e a preferência dos cearenses."