Algumas das principais redes varejistas da Capital projetam se expandir para o Interior do Ceará e pela própria Região Metropolitana de Fortaleza nos próximos cinco anos, como parte da estratégia de retomada econômica no pós-pandemia.
Entre elas, a rede Óticas Visão do empresário e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, agraciado na noite de ontem com o Troféu Clóvis Rolim, em solenidade realizada no Theatro José de Alencar e promovida pela Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas do Ceará (FCDL-CE).
“Nós já temos lojas em Juazeiro do Norte, Crato, Maracanaú, Caucaia e Eusébio e temos o plano de agora incrementar outra marca do nosso grupo, a Visone em um formato de franquia para continuar se expandindo para além da Capital. É uma forma de outras pessoas também participarem do sucesso da rede com a gente e criar o seu próprio sucesso dentro desse modelo, que não requer muito conhecimento técnico, mas sim no investimento de gestão. Então, a nossa franquia vai ser baseada nisso”, detalhou.
Ao comentar sobre o prêmio recebido, Assis Cavalcante, também destacou sua origem interiorana e a trajetória como varejista. “Quando eu saí lá de Maranguape e botei minha primeira loja tive ajuda de quem viria a ser meu sogro e sou muito grato a ele, às minhas cunhadas e à minha esposa. Hoje, são 27 lojas, considerando as duas marcas, empregos gerados, impostos recolhidos e a satisfação de entregar um produto avançado para o nosso consumidor”, ressaltou.
Quem também projeta interiorizar mais a presença de seu negócio, é o empresário Antônio José Mello, fundador da Normatel. “No caso do comércio, a gente está focando um pouquinho mais em se expandir pelo Ceará, principalmente pelas regiões de Sobral, Aracati e Quixadá, todas com muito espaço para crescer. Nosso interesse é fazer com que os nossos consumidores não precisem se deslocar para Fortaleza e, sim, a gente possa se deslocar para onde eles estão”, pontuou.
Por sua vez, o presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, destacou que não só esse movimento de expansão para o Interior, mas a própria organização dos empreendedores de outros municípios têm se refletido na criação de novas câmaras comerciais no Estado. “Hoje, nós temos, no Ceará, 85 CDLs e 23 Núcleos de Dirigentes Lojistas (NDL). Para montar uma CDL é preciso, no mínimo, 30 empresas, então esse número mostra a pujança do varejo no Interior”, exaltou.
PERSONALIDADES AGRACIADAS
1985 Virgílio de Morais Fernandes Távora
1986 Carlos Mauro Cabral Benevides
José Romcy
1987 Vicente Cavalcante Fialho
Yolanda Vidal Queiroz
1988 José Afonso Sancho
Gervásio Pegado
1989 José Dias de Macêdo
José Pereira e Silva
1990 Leorne Menescal Belém de Holanda
José Leite Martins
1991 Juraci Vieira Magalhães
Jehovah Alves Damasceno
1992 José Adauto Bezerra
Antônio Emídio da Silveira
1993 Balhmann Cardoso Nunes Filho
José Abrahão Otoch
1994 Francisco Ivens de Sá Dias Branco
João Alves de Melo
1995 Antônio Elbano Cambraia
Maria do Carmo Eleutério Galdino
1996 Raimundo José Marques Viana
Antônio Afonso de Albuquerque
1997 Paulo Fernandes Rodrigues Ribeiro
Antônio Albuquerque Sousa Filho
1998 Demócrito Rocha Dummar
1999 Fernando Cirino Gurgel
2000 Lúcio Gonçalo de Alcântara
2001 Petrônio de Aguiar Andrade
2002 Francisco Régis Cavalcante Dias
2003 Francisco Deusmar de Queirós
2004 Tasso Ribeiro Jereissati
2005 Luís Esteves Neto
2006 Roberto James Smith
2007 Jorge Alberto Vieira Studart Gomes (Beto Studart)
2008 Francisco Honório Pinheiro Alves
2009 Cid Ferreira Gomes
2010 Roberto Proença de Macêdo
2011 José Barroso Pimentel
2012 Luciana de Alcântara Dummar
2013 Eunício Lopes de Oliveira
2014 Francisco Freitas Cordeiro
2015 Jesualdo Pereira Farias
2016 João Carlos Paes Mendonça
2017 Eudoro Walter de Santana
2018 José Alves de Oliveira (Zenir)
2019 Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra
2022 Francisco de Assis Costa Cavalcante