A governadora Izolda Cela confirmou em suas redes sociais, ontem, a assinatura do 20° memorando de entendimento para a produção de hidrogênio verde (H2v) no Ceará.
"Assinei há pouco com a multinacional francesa HDF Energy, o 20º memorando voltado para a produção de hidrogênio verde em nosso estado. Além disso, também assinamos protocolo de intenções com a Órigo Energia para a produção de energia solar", escreveu.
A informação havia sido antecipada pelo consultor da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet-CE), Constantino Frate, na abertura do VII Encontro Nordeste da Apimec Brasil, com o tema "Energias limpas: a importância da academia e do mercado de capitais". Durante o evento, Frate afirmou que das 20 empresas que já assinaram tal tipo de entendimento seis já estão confirmadas em termos de instalação até 2025.
Uma das empresas com interesse na cadeia do H2v no Ceará é a Qair Brasil. Segundo Gustavo Rodrigues Silva, diretor de operações da multinacional, o projeto do grupo no Pecém terá capacidade de 2,24 GW, com foco em amônia verde. "Nossa previsão é entrar em operação em 2026", disse.