Logo O POVO+
Anatel confirma que 5G será implantado em Fortaleza até o fim deste mês
Economia

Anatel confirma que 5G será implantado em Fortaleza até o fim deste mês

|NOVA DATA| Após atraso em cronograma originalmente previsto e remarcação para setembro, conselheiro da agência anunciou ontem prazo máximo para chegada da tecnologia à Capital até 31 de agosto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SESSÃO na Assembleia Legislativa também debateu benefícios do 5G (Foto: Dário Gabriel/Assembleia Legislativa do Ceará/Divulgação)
Foto: Dário Gabriel/Assembleia Legislativa do Ceará/Divulgação SESSÃO na Assembleia Legislativa também debateu benefícios do 5G

A 5ª geração de telefonia móvel, o 5G, vai chegar em Fortaleza “ainda em agosto”, segundo informou o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, em audiência realizada ontem na Assembleia Legislativa de Fortaleza.

A data inicialmente prevista era o dia 31 de julho, para todas as capitais brasileiras. No caso de Fortaleza, contudo, a implantação chegou a ser remarcada para 29 de setembro. O dia exato de agosto, no qual a implantação do 5G ocorrerá na Capital, não foi, contudo, revelada pela Anatel. “Neste mês será lançada a 5ª geração. Tinha a perspectiva de ser lançada em setembro, mas os trabalhos se agilizaram. Tem uma previsão de data, mas prefiro não revelar”, afirmou Aquino.

Fortaleza tinha a expectativa de receber o 5G desde a realização do leilão, quando foi apontada como a primeira cidade do Nordeste apta a ter o sinal operando sem empecilhos técnicos ou de legislação. Mas, quando a chegada foi oficializada pelo Governo Federal, outras cidades passaram na frente, como João Pessoa. Além da capital paraibana, a tecnologia já chegou à Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo.

Conforme destaca o gerente regional da Anatel para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Gilberto Studart Gurgel Neto, nas cidades em que o 5G já está com sinal ativo “o que mais se percebe é a velocidade de entrega ao usuário final. Isso destoa ao que estamos acostumados, pois para fazer downloads fica muito mais rápido, de 20 Megabytes por segundo (Mbs) para quase 1Gigabyte por segundo (Gbs)”.

Para o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz, os efeitos decorrentes do leilão do 5G realizado em novembro de 2021, também deve beneficiar regiões que atualmente sequer são cobertas pelo 4G, algumas das quais não possuem nenhuma cobertura de internet.

“Essa é uma oportunidade para o Brasil mudar de patamar no quesito de conectividade. Cerca de R$ 30 bilhões arrecadados pelo leilão correspondem a compromissos de abrangência que as operadoras terão que fazer não só de 5G, mas também de 4G, em cerca de 7 mil localidades e em 35 mil km de estradas federais”, explica.

Para o autor do requerimento de realização da audiência pública, o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), a antecipação da implantação do 5G em Fortaleza trará impactos positivos para a telemedicina, para os negócios, para a produção. “É um grande fortalecimento da nossa economia”, exaltou.

Já o deputado Delegado Cavalcante (PL) manifestou preocupação com o espaço dos pequenos provedores de internet no processo de implantação do 5G.  (Colaborou Armando de Oliveira Lima)

Mais notícias de Economia

Confira conteúdo relacionado

O que você achou desse conteúdo?