Logo O POVO+
Atividade econômica no NE sobe 1,8% no 1º tri, diz BC
Economia

Atividade econômica no NE sobe 1,8% no 1º tri, diz BC

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Indústria do Ceará segue tendência de outras regiões e apresenta recuo na produção na passagem de junho para julho (Foto: ALEXANDRE RAUPP SCHEBELA/ DIVULGAÇÃO)
Foto: ALEXANDRE RAUPP SCHEBELA/ DIVULGAÇÃO Indústria do Ceará segue tendência de outras regiões e apresenta recuo na produção na passagem de junho para julho

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira o Boletim Regional com dados sobre a evolução da atividade econômica em cada região do País no primeiro trimestre de 2022, em comparação com os últimos três meses de 2021. No período, o PIB do País avançou 1,0% na margem, com ajuste sazonal.

O Boletim Regional do primeiro trimestre deveria ter sido divulgado em maio, mas foi postergado devido à greve dos servidores do BC, que foi encerrada no início de julho.

Em relação ao Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), o crescimento foi puxado pelo Nordeste, que avançou 1,8% no primeiro trimestre, acelerando em relação à alta de 1,5% no quarto trimestre de 2021.

O bom desempenho foi seguido pelo Sudeste, que cresceu 1,7% entre janeiro e março, após 0,6% nos três meses anteriores. O IBCR Centro-Oeste também subiu no período, 0,7%, mas arrefeceu ante o quarto trimestre de 2021 (1,7%).

Por outro lado, a atividade econômica no Sul do País recuou 2,8% no primeiro trimestre de 2022, após crescimento de 1% no trimestre imediatamente anterior. Da mesma forma, houve retração de 0,2% no Norte, contra aumento de 0,2% no último trimestre de 2021.

No documento, o BC destaca que os desempenhos do Sudeste e do Nordeste, foram influenciados pela evolução positiva da indústria e dos serviços.

Mais notícias de Economia

Confira conteúdo relacionado

O que você achou desse conteúdo?