Hidrogênio verde e amônia verde são focos da indústria de fertilizantes Yara Brasil. Com complexo industrial localizado em Cubatão-SP, a empresa produz amônia para uso industrial, além de fertilizantes e produtos nitrogenados.
Ao O POVO, a gerente de Descarbonização da empresa, Renata Ferrari, enfatiza que o foco é substituir o gás natural como principal fonte energética.
Atualmente, está em curso um plano de descarbonização focado no biometano, a partir de contrato com a Raízen. A produção de biometano chega a 20 mil m³ por dia. Mas a ideia é ampliar.
"Esse hidrogênio verde é oriundo de fonte renovável, é um projeto que estamos avaliando. Entendemos que o Ceará está muito bem posicionado e esses 20 protocolos assinados preveem a exportação, mas vemos possibilidade de uso dessa fonte no mercado interno", observa Renata.
Segundo ela, a Yara Brasil tem interesse em comprar uma parte da produção do hub de H2V do Pecém para atender a demanda por matéria-prima para produção de fertilizantes e produtos industriais no mercado brasileiro, especialmente nas regiões Nordeste e Norte.
A Yara Brasil tem como meta ser neutra em emissões de carbono na produção industrial até 2050, mas existem metas intermediárias. "Para 2025, a gente tem projetos para reduzir a intensidade de carbono por tonelada de nitrogênio produzido, queremos reduzir em 10%".
O hidrogênio verde viria auxiliar nesse movimento ao substituir o gás natural na produção de fertilizantes nitrogenados a partir de processo químico.
Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, que acendeu um alerta em relação à dependência brasileira dos fertilizantes russos, Renata acrescenta que a produção nacional de H2V e amônia verde, devem ser positivas para diminuir a atual dependência de importações, em linha com o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF).
Em 2021, a Yara lançou o Agoro Carbon Alliance, negócio global criado para que os agricultores obtenham receitas adicionais com ações climáticas positivas. O programa incentiva e capacita esses empreendedores a mudar práticas, conectando-os a empresas que buscam maneiras de cumprir metas relacionadas a compromissos climáticos.
O plano tem como finalidade que esse elo da cadeia produtiva adote práticas positivas para o clima, fazendo com que os agricultores produzam créditos de carbono agrícola e safras certificadas. Isso ajudaria no plano de descarbonizar toda cadeia de produção de alimentos.