De olho na retomada do crescimento no mercado de reposição de autopeças, as principais fabricantes do Brasil apresentaram as tendências, desafios e inovações na Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços (Autop 2022), aberta ontem no Centro de Eventos no Ceará e que segue até sábado, dia 20.
Primeiro evento sustentável do segmento automotivo no País, a feira promove ações de redução de impacto ao meio ambiente e espera mais de 30 mil visitantes, entre empresários e profissionais do ramo, para conferir as mais de 200 marcas em exposição — além da programação que também conta com palestras e debates.
Para Ranieri Leitão, presidente do Sistema Sincopeças/Assopeças/Assomotos do Ceará (SSA/CE), organizador do evento, o encontro é um palco de qualificação, aprendizado, relacionamento e negócios — uma ótima oportunidade para encontro e network com quem faz parte da cadeia produtiva.
"Estamos muito honrados em fazer uma feira dessa magnitude nesse momento de dificuldade. O mercado está aquecido, ainda esse ano devemos ter uma resposta positiva sobre a entrada de semicondutores, mais veículos fabricados, e a gente continua vendendo autopeças muito bem porque os veículos usados estão em alta, o que acarreta em fluxo de negócios para o nosso setor", garante.
Dentre os expositores, a Rio - da Riosulense S/A, da cidade catarinense de Rio do Sul - uma das maiores fabricantes de autopeças na América Latina, aproveita a oportunidade para apresentar lançamentos nas linhas de pistão e anéis, itens para motores 3 cilindros e eixos de comando.
Segundo a gerente comercial da empresa, Natália Vasconcelos, a expectativa para a feira é positiva para o mercado de reposição automotiva como um todo, após um longo período sem atividades em virtude da pandemia de Covid-19.
"Fabricantes de autopeças atendem aos setores que não podem parar, como distribuição de alimentos, agrícola, e a pandemia evidenciou isso. Agora a gente espera reencontrar nossos parceiros, fortalecer laços comerciais, laços de amizade também, além de mostrar nossos lançamentos", afirma.