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Para não perder clientes, empresas ajustam cardápio
Economia

Para não perder clientes, empresas ajustam cardápio

Alimentação fora do lar.
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Pedro Leite, sócio-proprietário do Azilados. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Pedro Leite, sócio-proprietário do Azilados.

A vida dos empresários do setor de alimentação fora do lar não foi fácil em meio ao período de forte inflação sobre o preço das carnes. As altas forçaram reajustes na tabela de preços e a consequência era a reclamação e até perda de clientes.

O empresário Pedro Leite, sócio-fundador do Azilados Casa de Sanduíches, relata que as altas do preço da carne se tornaram problemáticas para as finanças da empresa em novembro de 2021 e precisaram realizar o maior reajuste já feito na história do negócio.

A reação negativa dos clientes motivou o lançamento de novos produtos, como um hambúrguer de frango e uma versão de cachorro-quente. A ideia era deixar o cardápio com preço mais acessível aos consumidores.

"As altas continuaram em 2022 e decidimos criar novos produtos no cardápio, um lançamento feito no mês de julho. Repaginamos todo o cardápio, incluímos outras proteínas como linguiça e carne de porco com valores acessíveis para evitar repasse do custo ao cliente."

Pedro ainda fala que a falta de estabilidade nos preços dificulta o posicionamento de precificação dos produtos. Quando há aumentos, a empresa acaba absorvendo e só depois de um período avaliar e aplicar qualquer reajuste. No caso de quedas, da mesma forma. Por isso, tímidas variações negativas de preço não animam o mercado.

"Sabemos que o mercado está muito instável e por isso aguardamos para verificar como realmente irá se manter, para repassarmos para os clientes", completa o empresário.

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