A vida dos empresários do setor de alimentação fora do lar não foi fácil em meio ao período de forte inflação sobre o preço das carnes. As altas forçaram reajustes na tabela de preços e a consequência era a reclamação e até perda de clientes.
O empresário Pedro Leite, sócio-fundador do Azilados Casa de Sanduíches, relata que as altas do preço da carne se tornaram problemáticas para as finanças da empresa em novembro de 2021 e precisaram realizar o maior reajuste já feito na história do negócio.
A reação negativa dos clientes motivou o lançamento de novos produtos, como um hambúrguer de frango e uma versão de cachorro-quente. A ideia era deixar o cardápio com preço mais acessível aos consumidores.
"As altas continuaram em 2022 e decidimos criar novos produtos no cardápio, um lançamento feito no mês de julho. Repaginamos todo o cardápio, incluímos outras proteínas como linguiça e carne de porco com valores acessíveis para evitar repasse do custo ao cliente."
Pedro ainda fala que a falta de estabilidade nos preços dificulta o posicionamento de precificação dos produtos. Quando há aumentos, a empresa acaba absorvendo e só depois de um período avaliar e aplicar qualquer reajuste. No caso de quedas, da mesma forma. Por isso, tímidas variações negativas de preço não animam o mercado.
"Sabemos que o mercado está muito instável e por isso aguardamos para verificar como realmente irá se manter, para repassarmos para os clientes", completa o empresário.