Fortaleza receberá quatro novos voos diretos na alta temporada entre dezembro de 2022 a janeiro de 2023, segundo anunciou ontem a Gol Linhas Aéreas. Os destinos são Miami (EUA), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).
Além das novas rotas, a companhia também terá maior oferta nos voos da capital cearense para Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Belém (PA), São Paulo (SP) e Brasília (DF).
O crescimento da malha aérea no Ceará será de 18% na alta temporada comparado a outubro de 2022. Em Juazeiro do Norte, cidade com segundo maior crescimento da malha aérea da companhia no Estado, não há previsão de novas rotas, mas a cidade terá aumento de 16% nos voos a São Paulo.
No Brasil, o aumento na malha aérea será de 30% para a próxima alta temporada de verão. Segundo a companhia aérea, esse será a maior frota da empresa desde o início da pandemia da Covid-19, operando com uma média de 760 decolagens por dia, com a inclusão de 60 novas rotas no Brasil.
A região com maior aumento de voos da companhia será o Sul, que terá um crescimento de 50% na malha aérea em relação a outubro deste ano.
Em seguida vem no Nordeste, com 34%, depois Norte, com 33%, e Sudeste e Centro-Oeste fecham a lista com crescimento de 26% e 16%, respectivamente.
Com a malha aérea desta alta temporada de verão, a Gol se aproxima da oferta regular de voos da pré-pandemia, em que operava a média de 800 decolagens diárias.
O gerente de planejamento estratégico de malha aérea da Gol, Bruno Balan, falou como foi feita essa divisão.
"A companhia planejou uma malha completa e abrangente para a estação, que supre tanto a demanda acentuada por viagens de lazer — praias, campos e cidades — quanto às necessidades de clientes que, nessa época do ano, se deslocam também para visitar parentes e amigos, dentro e fora de suas próprias regiões", afirmou.
No Nordeste, as cidades com maior aumento na frota são Ilhéus (BA) e Natal (RN), com alta de 59% no quantitativo de voos. Em seguida, aparecem Salvador e Porto Seguro, ambas na Bahia, com incremento de 55% e 54%, respectivamente, no número de voos.
Anac
A Agência Nacional de Aviação (Anac) informou ontem que, em agosto, a Latam liderou o mercado da aviação com 40% de participação, seguida da Gol (30,9%) e da Azul (28,75%)