As contratações temporárias têm grande impacto na economia cearense. Com a retomada do Turismo, além do aquecimento do Comércio e Serviços nesta reta final de ano, com datas como Copa do Mundo, Black Friday e Natal, estima-se um aumento expressivo de empregos temporários neste ano.
Atualmente 380 vagas temporárias estão abertas no Ceará, entre comércio e serviços (180) e turismo (200) – principalmente em parques aquáticos. Mas a expectativa é de que esse número chegue a 2,4 mil até o fim do ano, segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana.
Ele aponta um crescimento médio de 10% dessas ocupações, em comparação ao quadro de 2021, e destaca qual nicho aparece em maior desenvolvimento. “O IDT está trabalhando em busca de captar mais de 2.400 vagas de emprego temporário em todas as áreas. O setor que mais vai empregar nesta geração de empregos temporários é o de serviço”, detalhou.
Segundo ele, as vagas temporárias destinam-se a pessoas com pouca ou nenhuma experiência profissional que buscam o primeiro emprego ou retornar ao mercado de trabalho. Apesar da contratação limitada a dois ou três meses, cerca de 20% dos funcionários tornam-se efetivos após o cumprimento do acordo inicial. O presidente do IDT orienta sobre algumas medidas que podem influenciar na efetivação dos contratos empregatícios.
“Primeiro de tudo é persistir e manter o currículo sempre atualizado. Telefone, endereço, formação, os dados devem estar atualizados. E buscar também uma intermediação dos meios, como o IDT, para facilitar a contratação”, salientou.
No Ceará, o complexo turístico Beach Park, localizado na praia Porto das Dunas, a 17km de Fortaleza, desponta como uma das principais opções de lazer. Com parque aquático, dois restaurantes, espaço de convivência e serviços e quatro resorts, a atração desperta o interesse de turistas e de pessoas que buscam atuar no ramo do entretenimento e recreação.
De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas da área de Recursos Humanos do Beach Park, Flavia Sampaio, o complexo oferta 300 vagas durante a alta estação. Ela pontua que, em média, 30% dos contratados tornam-se efetivos após o cumprimento do acordo inicial de três meses.
Sobre a permanência dos funcionários, ela destaca que “o desempenho na função e o comprometimento com a empresa são importantes neste processo de efetivação”.
Visando um contrato permanente, Israel Lima, consultor de turismo junior, empenhou-se para garantir seu lugar no quadro de efetivos do complexo. Procurando emprego há quase um ano no setor comercial, com atuação no campo publicitário, encontrou a oferta de vagas do Beach Park por meio de uma pesquisa na internet.
Segundo ele, a experiência no período temporário foi muito boa e diferente de tudo o que havia experienciado profissionalmente.
“Na verdade, desde o treinamento, tive o primeiro contato com o mundo do timeshare aqui no Beach Park. Nunca tinha me aprofundado. Já tinha ouvido falar em alguma reportagem, mas nunca tinha buscado mais sobre o assunto”.
Ele ressaltou que no período de treino estava bem retraído por não ter experiência na área e ser um dos mais velhos da turma. Mas, aos poucos, foi se adaptando à nova dinâmica e conseguiu ter o seu contrato efetivado. Sobre o que poderia ter favorecido a decisão dos contratantes, Israel destaca a dedicação ao trabalho.
“Eu acho que me dediquei. Acho que fiz o que foi falado no primeiro dia de treinamento e procurei seguir o que a empresa buscava. Me dediquei, estudei, aprendi e busquei oferecer o meu melhor aqui. Acho que viram algum potencial”, concluiu.
SINE/ IDT
Para conferir as vagas abertas no sistema, os interessados devem acessar o site do Sine/IDT. O site é atualizado duas vezes ao dia, às 11h30 e 16h30, e apresenta os dados de Fortaleza e cidades interioranas.
Beach Park
Os interessados nas vagas temporárias do Beach Park devem enviar o currículo para o e-mail: vagas@beachpark.com.br.