Logo O POVO+
Ceará é 1º estado do Nordeste a fechar pacto por desenvolvimento sustentável com a ONU
Economia

Ceará é 1º estado do Nordeste a fechar pacto por desenvolvimento sustentável com a ONU

|HUB ODS | Parceria entre a Fiec e o maior organismo multilateral do planeta se dá em torno de 17 compromissos socioambientais definidos para serem cumpridos até 2030
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PROJETO será encampado pela Fiec, presidida por Ricardo Cavalcante (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS PROJETO será encampado pela Fiec, presidida por Ricardo Cavalcante

O Ceará se tornou o sexto estado do País e o primeiro do Nordeste a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em torno de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçados pelo organismo multilateral que congrega 193 nações para serem alcançados até 2030.

Quem vai encampar o chamado Hub ODS no Estado será a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, a assinatura da parceria era necessária para que “a sociedade e as empresas possam entender como devem agir para cumprir essas metas de desenvolvimento sustentável. Nós tocaremos isso, pautados por entregas concretas de ações”.

Entre algumas das iniciativas em execução ou anunciadas estão o Selo ESG e o Prêmio ESG, o primeiro funcionando como uma espécie de certificação do cumprimento de parâmetros de qualidade em práticas socioambientais e de governança e o segundo, ainda em fase de concepção, com o objetivo de premiar as empresas que se destacarem nesse modelo de gestão sustentável.

O CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira, destaca que “o Ceará é a materialização de que os três grandes diferenciais competitivos são: as questões ambientais, sociais e de governança. Todo trabalho feito aqui em relação às energias verdes, à redução da pobreza, e à economia em si, é a prova de que para o País se desenvolver efetivamente ele precisa lançar mão da sustentabilidade”.

Ele acrescenta que outro ponto de destaque do Estado nesse sentido é o investimento em educação. “Eu gosto de pensar nos 17 objetivos funcionando como uma rede neural, mas uma coisa muito clara é que existem aceleradores da agenda sustentável e um dos mais fortes é a educação. A gente viu agora que o grande exemplo nessa párea para o Brasil é o Ceará”, exalta Pereira.

Confira os 17 Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS) da ONU para 2030 

1 – Erradicação da pobreza
2 – Fome zero e agricultura sustentável
3 – Saúde e bem-estar
4 – Educação de qualidade
5 – Igualdade de gênero
6 – Água potável e saneamento
7 – Energia limpa e acessível
8 – Trabalho decente e crescimento econômico
9 – Indústria, inovação e infraestrutura
10 – Redução das desigualdades
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
12 – Consumo e produção responsáveis
13 – Ação contra a mudança global do clima
14 – Vida na água
15 – Vida terrestre
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 – Parcerias e meios de implementação 

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?