Formado em Medicina desde 2008, Jairo Mapurunga Jr. conta que sempre teve vontade de empreender.
"Percebi que poderia não somente seguir a carreira médica tradicional como também abrir um negócio onde resolveria problemas de um público-alvo. Então abri com um sócio uma empresa de cobertura de eventos e transferências em UTI Móvel no Ceará."
Seguindo o perfil já mapeado de empreendedores no Brasil, com 34 anos, em 2016, Jairo lançou um aplicativo (app) desenvolvido para profissionalizar a gestão de escalas de plantão de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades de saúde em todo o País.
Ele se valeu da sua experiência e vivência, sabendo que eram usadas planilhas de Excel e grupos de mensagens para as trocas de plantão, para desenvolver o Plantão Ativo.
"A forma feita até então, deixava o processo desorganizado e ocasionando até faltas de médicos nas unidades de saúde. Assim, o app foi iniciado no Samu Ceará, e hoje, são mais de 100 mil profissionais de saúde na plataforma em todo o Brasil."
Ele comenta que o resultado do seu app veio por meio de muito esforço e comprometimento permanente. Atualmente, Jairo ainda faz dois plantões semanais no Samu Ceará, que ele usa também para aprimoramento da sua iniciativa.