A Impacto Protensão é uma empresa cearense de soluções integradas às construtoras, oferecendo produtos e serviços além da protensão, como cimbramentos, formas e módulos habitacionais, com um mix de produtos de alta rentabilidade.
A empresa acumula 20 patentes de produtos concedidas e 19 em processo de aprovação no Brasil, que envolvem, principalmente, materiais sustentáveis a ponto de substituir 85% da madeira utilizada nas obras por plástico reciclado. Além disso, também possui um processo de pedido de patente nos Estados Unidos. Essas inovações trazem uma redução de custos de até 32% nas despesas com sua obra e proporcionam o uso de até 45% menos mão de obra.
Esse grande número de patentes concedidas e em andamento se dão por conta do incentivo a criação e inovação. A empresa possui um departamento de inovação, que conta com cinco engenheiros que estudam e buscam continuamente por novas soluções que tragam diminuição de custos em obras da construção civil. "Estamos sempre abertos e trabalhando para criar algo novo ou ainda melhorar aquilo que já está feito", diz o engenheiro civil e idealizador da empresa Impacto e Protensão, Joaquim Caracas.
Caracas lembra que a inovação em processos de trabalho sempre foi o seu foco. Ainda jovem, com 19 anos, ele conta que viu potencial no negócio da família, de venda de bananas, em Guaramiranga.
Já formado em engenharia civil, ele foi aos Estados Unidos, no final da década de 90, buscar soluções para a construção civil e, com a experiência adquirida lá, começou a desenvolver e patentear os seus produtos. Foi dele a invenção de construção em forma de "Lego", toda de encaixes e usando o plástico como matéria-prima.