O valor médio das compras para os meses finais deste ano devem chegar a R$ 629,30. Essa informação sobre ticket médio está presente no Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza, medido pela Fecomércio-CE. A taxa de pretensão de compra evoluiu no bimestre passando de 43,7% para 50,5%.
Os artigos de vestuário são os preferidos dos consumidores que dizem ir às compras neste fim de ano, seguido dos calçados, televisores, móveis e artigos de decoração, além de geladeiras e refrigeradores, aparelhos de telefonia celular e smartphones, fogões e máquinas de lavar roupa.
Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio, o período se inicia com crescimento da procura por bens de consumo duráveis, com 34,6% dos entrevistados afirmando um bom ou ótimo momento para a compra de bens duráveis (o indicador havia sido 30,6% no último bimestre), sendo este percentual o melhor resultado do ano.
Os dados do ICC para novembro e dezembro revelam ainda que o perfil do consumidor que irá às compras é predominante formado por pessoas do sexo masculino (39,8%), com média de idade variando entre 18 anos e 24 anos (40,4%) e com renda familiar acima de dez salários mínimos (61,3%).
A percepção do consumidor fortalezense sobre sua atual condição financeira mostra que 59,8% consideram o seu momento financeiro atual "melhor" ou "muito melhor" do que há um ano.