A companhia aérea Latam anunciou 216 voos extras com origem ou destino no Ceará durante a alta temporada, em dezembro e janeiro. Atualmente, a companhia opera 15 rotas domésticas no Estado, além da rota internacional da capital cearense à Miami.
Os principais incrementos com relação à operação dos meses de outubro e novembro de 2022 ampliam a conectividade das rotas de Guarulhos à Jericoacoara e à Fortaleza, ambas com 56 voos extras cada.
Além do anúncio, a companhia também fez um balanço do primeiro ano de operação em Jericoacoara. Mais de 100 mil passageiros foram transportados em voos com origem ou destino à cidade do litoral oeste do Estado, com uma ocupação média de cerca de 80% dos voos no período.
Os bons números colocaram o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa como terceiro principal destino da companhia no Ceará, ficando atrás apenas de Fortaleza e Juazeiro do Norte. A Latam opera para Jericoacoara com voos diretos do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Para Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, a chegada da empresa à Jericoacoara é resultado da estratégia de investimento sustentável em novos destinos no Brasil, especialmente no Nordeste.
"Jericoacoara é um símbolo do turismo brasileiro que atrai turistas de todos os estados e do exterior. Ao mesmo tempo, somos a companhia que mais cresceu no Brasil nos últimos dois anos e permanecemos como a que mais conecta o Brasil com o mundo. Começar a voar para Jericoacoara era algo que tínhamos que fazer e o resultado desse primeiro ano comprova que tomamos a decisão correta", analisou.
De acordo com balanço divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), o Ceará é o segundo estado do Nordeste com maior número de voos durante a alta temporada que vai do fim deste ano até o começo do próximo. Dos 163,3 mil voos identificados entidade, 6.151 envolvem destinos cearenses.
Está atrás apenas da Bahia, com 10.143 voos. O Ceará está acima da média observada entre as 27 unidades da federação e fica em nono lugar em volume de voos no País, segundo levantamento da Abear.
O turismo vem retomando com força no Estado. De janeiro a outubro, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, chegou a 4,7 milhões. Alta de 52,8% ante igual período de 2021, segundo dados da gestora do equipamento Fraport Ag.