Logo O POVO+
Governo projeta maior participação cearense no PIB nacional em 83 anos
Economia

Governo projeta maior participação cearense no PIB nacional em 83 anos

|2,28%| Estimativa foi apresentada em solenidade de lançamento do Guia Ceará Terra das Oportunidades, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A governadora Izolda Cela, ladeada pelos secretários Roseane Medeiros e Maia Júnior e pelo gerente geral da FDR, Marcos Tardin (Foto: Avila Oliveira/Sedet-CE/Divulgação )
Foto: Avila Oliveira/Sedet-CE/Divulgação A governadora Izolda Cela, ladeada pelos secretários Roseane Medeiros e Maia Júnior e pelo gerente geral da FDR, Marcos Tardin

O Ceará deve encerrar o ano de 2022 com a maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil desde 1939, chegando a 2,28%.

A estimativa foi apresentada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet-CE), Francisco Maia Júnior, durante solenidade de lançamento do Guia - Ceará Terra das Oportunidades, uma parceria do governo do Estado com a Fundação Demócrito Rocha (FDR).

“A gente alcançou os melhores números de emprego do Ceará em 20 anos e o maior número da atual série histórica da balança comercial, iniciada em 2012. Ao fim do ano, segundo as projeções que a gente fez, vamos fechar com participação de 2,28% no PIB nacional, a maior em 83 anos”, destacou o titular da Pasta ao fazer um balanço da gestão Camilo Santana-Izolda Cela. Ele aproveitou para confirmar que não fará parte do futuro governo de forma direta.

Os números apresentados por Maia Júnior, entre outros dados sobre a economia cearense, podem ser acessados por potenciais investidores, atuais e futuros gestores e leitores de um modo geral na plataforma bilíngue lançada ontem e que pode ser acessada no site cearaterradasoportunidades.sedet.ce.gov.br, bem como em edição impressa com 180 páginas, com textos do jornalista Daniel Oiticica e supervisão do gerente geral da FDR, Marcos Tardin.

“O guia é um trabalho muito valioso, muito útil e com muita aplicação prática na disseminação das oportunidades que têm o estado do Ceará para parcerias e investidores. É um produto para o mundo e a gente deseja que isso ajude a atrair investimentos e novos projetos para cá”, destacou Tardin.

“Além de apresentar dados sobre economia do estado, ela está linkada com um portal de serviços para investidores, que vai facilitar o processo de abertura de empresas. Então, é uma plataforma jornalística e ao mesmo tempo uma ferramenta de investimento”, acrescentou Daniel Oiticica.

Ele detalhou que “a versão impressa é uma espécie de manual do Guia, que vai mostrando exatamente o que tem na versão online com QR Codes que direcionam para links que complementam a informação que estiver sendo lida. No site, você tem, ainda, uma sessão multimídia”.

Para a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Karine Frota, “a ferramenta é indispensável para um estado que está se desenvolvendo como o nosso. Com ela, os investidores podem conhecer nossos diferenciais competitivos”.

Por sua vez, a secretária executiva da Indústria da Sedet-CE, Roseane Medeiros, afirmou que esses diferenciais tais como a força em energias renováveis e a potencialidade do hidrogênio verde (H2V) representam “um momento ímpar, no qual, o Ceará começou a ser enxergado pelo mundo”.

Já a governadora do Ceará, Izolda Cela, cuja entrevista é o principal destaque da home do Guia, aproveitou a oportunidade para citar as principais realizações do período em que sucedeu o agora senador eleito, Camilo Santana, com destaque para a área de educação.

Cotada, a propósito, para ser ministra da Educação do futuro governo Lula, Izolda minimizou as especulações em torno do nome dela para a Pasta. “Tem outros nomes colocados. Meu futuro breve é entregar bem a gestão para o governador Elmano de Freitas”, desconversou.

Mais notícias de Economia

GUIA CEARÁ - TERRA DAS OPORTUNIDADES

O que é

Plataforma digital bilíngue (com versão impressa em 180 páginas) contemplando as principais informações sobre o ambiente de investimentos do Ceará, bem como funcionalidades que permitem ao investidor dar os primeiros passos para começar um negócio. Produzido pela Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Trabalho do Ceará (Sedet-CE).

Link para acessar

cearaterradasoportunidades.
sedet.ce.gov.br

Principais abas

Apresentação (com informações sobre o guia propriamente dito)

Ceará (traz os principais indicadores econômicos, projetos e vocações regionais do Estado)

 

Onde Investir

- Pecém: reúne as principais informações sobre o Complexo Industrial e Portuário

- Porque Aqui: apresenta as principais razões pelas quais o Estado se tornou um polo de atração de investimentos

- Entrevistas: reúne entrevistas multimídias com representantes do governo, de entidades da sociedade civil e do empresariado cearenses

- Serviços: traz informações específicas para quem quer iniciar um negócio

- Contatos

Destaques da aba 'Onde Investir'

- A revolução do Hidrogênio Verde

- Transformação energética a todo vapor

- Segurança Hídrica: O recurso estratégico da água

- Turismo: Vantagens competitivas

- Economia Criativa: Ideias que movem negócios

- Um mar de riquezas e oportunidades

- Logística e Infraestrutura: Caminhos para o crescimento

- Hub Tecnológico: Protagonismo global

- Novos ventos para o Agronegócio

- Têxtil e Calçados: Portas abertas para o mundo

- Cadeia da Saúde: Inovar para cuidar

- Complexo Industrial e Portuário do Pecém: Integração para o crescimento

- Polos setoriais

Fonte: FDR/Sedet-CE

 

O que você achou desse conteúdo?