Uma agenda de desenvolvimento econômico foi feita com a intenção de promover uma maior aproximação entre o Legislativo e o setor produtivo do Ceará. A iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, em parceria com a TrendsCE e mais nove agentes, visa estabelecer um paradigma que possa orientar a prática da governança colaborativa pela Assembleia, o setor produtivo e os demais poderes do Estado em prol do desenvolvimento sustentável da região.
Foram estudados como temáticas prioritárias: Ambiente de negócios e cooperação, Governança e gestão empresarial, Recursos humanos, Inteligência de negócios e competitividade e Inovação e Tecnologia.
Sete iniciativas de planejamento econômico foram revisitadas e revisadas e, a partir do que foi encontrado, se indicou setores e segmentos da economia cearense que deveriam ser ouvidos nas 14 macrorregiões de planejamento de Estado. Após, foram mobilizadas as partes interessadas a fim de validar as propostas consolidadas, recolher e sistematizar demandas para cocriação de uma agenda positiva capaz de promover resultados de impacto.
Para abrigar os resultados e promover o acompanhamento do Move Ceará, foi criada uma plataforma multimídia onde é possível encontrar os 14 manifestos de cada macrorregião visitada.
Ao todo, foram 1.569 proposições mapeadas, sendo 833 primárias e 736 secundárias e 11 segmentos identificados.Dos 44 temas trabalhados, cinco tiveram a maior recorrência (75% das ações). São eles: Governança. Políticas públicas, Inteligência, Infraestrutura e Educação. Já, dos 107 subtemas, destacaram-se em 50% das ações: Produtividade, Cooperação. Inovação tecnológica, Plano estratégico e Capacitação de pessoal.