Logo O POVO+
Izolda diz que vai focar em Lei da Aprendizagem no MEC
Economia

Izolda diz que vai focar em Lei da Aprendizagem no MEC

|A PARTIR DE 2023| Governadora citou esse como um dos principais desafios como secretária-executiva do Ministério da Educação, em evento sobre inclusão no mercado de trabalho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADORA auxilia jovem com deficiência visual em evento (Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo GOVERNADORA auxilia jovem com deficiência visual em evento

A governadora do Ceará Izolda Cela disse que terá entre os focos como secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), cargo que assume a partir de 1º de janeiro de 2023, a Lei da Aprendizagem, que tem como principal eixo a figura do “Jovem Aprendiz”, que inclui pessoas de 14 a 24 anos.

A declaração foi dada durante evento de premiação de empresas que se destacaram na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) promovida pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). “A Lei da Aprendizagem é um dos pontos que a gente pode ir com mais foco e determinação. Há um potencial para se expandir muitíssimo as ofertas e as oportunidades desse primeiro trabalho para o jovem”, enfatizou Izolda.

Ela acrescentou que trabalhará para “garantir que as escolas sejam cada vez mais inclusivas”, relacionando o papel complementar dessa legislação com as que estabelecem cotas para PCDs, no cargo que ocupará no MEC. Vale lembrar que a Pasta será comandada pelo ex-governador Camilo Santana (PT) e terá ainda a atual secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Às vezes, você pensa em inclusão e pensa só naquela situação específica, mas na verdade esse padrão inclusivo eleva o nosso status de humanidade, de compreensão da vida e de sentido comunitário. É aquela coisa de nós realmente estarmos no mesmo barco e sentirmos que estamos no mesmo barco”, ressaltou a governadora na cerimônia de entrega do selo “Empresa Completa, Empresa que Inclui”.

Ao todo, 14 empresas foram homenageadas. A Coopershoes Calçados foi a que mais inclui pessoas com deficiência em seus quadros, um total de 58 profissionais. Conforme o IDT, o Ceará é o segundo estado no Brasil (atrás apenas do Paraná) com maior número de PCDs inseridos no mercado de trabalho, um total de 1.172, empregados em 332 empresas e distribuídas por 87 ocupações.

De acordo com o presidente do IDT, Vladyson Viana, o prêmio “é uma forma de reconhecer aquelas empresas que cumprem a lei de cotas e que mais incluíram, mas nós temos também ações de qualificação profissional, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), e esse esforço visa garantir uma mudança cultural que inclua as PCDs no mercado de trabalho”.

Nesse sentido, o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) José Antônio Parente da Silva, lembrou que “a partir de 2023 todas as prestadoras de serviços vão ter de comprovar, a colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, se quiserem estar habilitadas em contratações. Isso se aplica a todos os entes públicos”.

Durante o evento, o presidente do IDT minimizou especulações de que possa assumir a secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet-CE) no futuro governo Elmano de Freitas (PT). “Essa decisão é do governador. Estarei cumprindo a missão que me for confiada onde ele entender que é o mais adequado”, afirmou.

Mais notícias de Economia

Empresas que mais incluíram PCDs

Ranking:

1º COOPERSHOES CALCADOS
2º ASSAÍ
3º AERIS
4º COMETA SUPERMERCADOS
5º PINHEIRO SUPERMERCADOS
6º RESIBRAS
7º DAKOTA NORDESTE
8º VICUNHA TEXTIL UNID. I
9º LUNELLI TEXTIL DO NORDESTE LTDA
10º BEACH PARK HOTÉIS E TURISMO S/A
11º CARIRI CENTER SUPERMERCADOS
12º OPÇÃO DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS E BEBIDAS
13º SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA E PROTEÇÃO À INFÂNCIA
14º MARISOL PACATUBA

Ranking:

coopershoes calcados

assaí

aeris

cometa supermercados

pinheiro supermercados

resibras

dakota nordeste

vicunha textil unid. i

lunelli textil do nordeste ltda

beach park hotéis e turismo s/A

cariri center supermercados

opção distribuidora de alimentos e bebidas

sociedade de assistência e proteção à infância

marisol pacatuba

Avanço

Desde 1991, IDT calcula ter ajudado a inserir 33 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho cearense

O que você achou desse conteúdo?