O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou também ontem 12 novos secretários, sendo quatro da área econômica. A principal mudança foi o desmembramento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) em duas pastas. Para comandar a pasta do Desenvolvimento Econômico do Ceará foi escolhido Salmito Filho, primeiro pedetista no gabinete de Elmano. Vale lembrar que PT e PDT romperam uma aliança que vinha desde o governo Cid Gomes, nas eleições deste ano.
Salmito Filho já foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. Também comandou a Secretaria do Turismo de Fortaleza em 2013 e 2014 e é deputado estadual reeleito para segundo mandato.
Como resultado do desmembramento da Sedet, Elmano criou a Secretaria do Trabalho, que ficará sob o comando de Vladyson Viana (PT). Ele é atualmente o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e já era cotado para compor o secretariado do futuro governo estadual.
Em suas redes sociais, o futuro governador destacou que o indicado "atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no Gabinete do Governador e como integrante da coordenação do Projovem Campo e Urbano."
Na publicação, Elmano, ressaltou que o futuro secretário do Trabalho tem ainda experiência federal, tendo atuado como chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa no Ministério da Saúde e diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.
Já para a pasta do Turismo ficará Yrwana Albuquerque. Ela é indicação do atual comandante da pasta, Arialdo Pinho, e do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que já a havia escolhido como secretária de Turismo e Cultura para o município.
Formada e pós-graduada em Turismo, já atuou como gerente de Suprimentos, assessora de Direção de Marketing e assessora de Direção Administrativa e Financeira da Secretaria do Turismo do Ceará.
Por fim, o deputado estadual reeleito para um terceiro mandato, Moisés Braz (PT), será secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará. Curiosamente, ele foi o primeiro petista anunciado por Elmano. Braz já presidiu a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). (Colaborou Beatriz Cavalcante)