Logo O POVO+
Elmano de Freitas desmembra Sedet em duas
Economia

Elmano de Freitas desmembra Sedet em duas

Governo estadual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Elmano de Freitas, que foi relator da CPI do Motim, indicou seu ex-colega de comissão como secretário do Desenvolvimento Econômico (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Elmano de Freitas, que foi relator da CPI do Motim, indicou seu ex-colega de comissão como secretário do Desenvolvimento Econômico

O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou também ontem 12 novos secretários, sendo quatro da área econômica. A principal mudança foi o desmembramento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) em duas pastas. Para comandar a pasta do Desenvolvimento Econômico do Ceará foi escolhido Salmito Filho, primeiro pedetista no gabinete de Elmano. Vale lembrar que PT e PDT romperam uma aliança que vinha desde o governo Cid Gomes, nas eleições deste ano.

Salmito Filho já foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. Também comandou a Secretaria do Turismo de Fortaleza em 2013 e 2014 e é deputado estadual reeleito para segundo mandato.

Como resultado do desmembramento da Sedet, Elmano criou a Secretaria do Trabalho, que ficará sob o comando de Vladyson Viana (PT). Ele é atualmente o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e já era cotado para compor o secretariado do futuro governo estadual.

Em suas redes sociais, o futuro governador destacou que o indicado "atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no Gabinete do Governador e como integrante da coordenação do Projovem Campo e Urbano."

Na publicação, Elmano, ressaltou que o futuro secretário do Trabalho tem ainda experiência federal, tendo atuado como chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa no Ministério da Saúde e diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.

Já para a pasta do Turismo ficará Yrwana Albuquerque. Ela é indicação do atual comandante da pasta, Arialdo Pinho, e do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que já a havia escolhido como secretária de Turismo e Cultura para o município.

Formada e pós-graduada em Turismo, já atuou como gerente de Suprimentos, assessora de Direção de Marketing e assessora de Direção Administrativa e Financeira da Secretaria do Turismo do Ceará.

Por fim, o deputado estadual reeleito para um terceiro mandato, Moisés Braz (PT), será secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará. Curiosamente, ele foi o primeiro petista anunciado por Elmano. Braz já presidiu a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). (Colaborou Beatriz Cavalcante)

O que você achou desse conteúdo?