Logo O POVO+
Estabilização de preços para momentos de crise é defendida
Economia

Estabilização de preços para momentos de crise é defendida

Reafirma senador.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) voltou a falar sobre a criação de uma conta de estabilização para momentos de crise de alta dos combustíveis. Ele apontou que o caminho mais fácil seria retomar o projeto de lei que tramita no Congresso sobre o tema.

Segundo ele, seria preciso verificar no detalhe se é possível construir o instrumento sem que uma lei seja aprovada. "O caminho mais fácil é o projeto de lei, é mais democrático, o presidente Lula gosta disso, discute, espanca as teses todas até elas vencerem", afirmou.

O senador avaliou que o problema que envolve o preço dos combustíveis não é estrutural, mas que surge diante de crises. "Um país que é auto suficiente de petróleo ele tem uma prerrogativa, tem uma vantagem com relação ao Japão, por exemplo ele pode se blindar, ele pode se preparar", afirmou a jornalistas, ressaltando não falar como presidente da Petrobras, já que seu nome ainda precisa ser aprovado.

"É algum mecanismo de prevenção especificamente contra essas crises, que seria a tal conta de estabilização de preços, que a gente criou (no projeto). Não é um fundo, porque a gente não podia criar um fundo."

O senador disse que ainda não tem o desenho da diretoria que deve empossar quando assumir a estatal. Prates contou que, de acordo com as regras previstas pelo estatuto da Petrobras, ele deve assumir dentro de oito a dez dias.

Mas acrescentou que "existe uma possibilidade de assumir interinamente", que ainda não foi assegurada. (AE)

Mais notícias de Economia

O que você achou desse conteúdo?