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Vivo: Ceará é o segundo estado de maior investimento no Nordeste
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Vivo: Ceará é o segundo estado de maior investimento no Nordeste

| Competitividade | Operadora assumiu liderança no Estado após a compra da Oi e diz ter aplicado recursos para que o sinal dos novos clientes não deixe a desejar
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Karina Tenório, diretora regional da Vivo no Nordeste (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Karina Tenório, diretora regional da Vivo no Nordeste

Principal beneficiada na reviravolta que a venda da Oi Móvel causou no mercado de telefonia cearense, a Vivo terminou 2022 com a liderança do mercado e a promessa de manter a qualidade do serviço para os 40% do total de usuários que têm, hoje, igual fazia quando detinha apenas 15%.

Em entrevista exclusiva ao O POVO, a diretora regional da operadora, Karina Tenório, afirmou que o Ceará é o segundo estado em volume de investimentos no Nordeste e confirmou esforços para ampliação do 5G, como também da fibra ótica da empresa em Crato, Juazeiro do Norte e Sobral. Confira a entrevista abaixo.

O POVO - De abril, quando foi feita a compra da Oi Móvel, até agora, a Vivo passou a liderar o mercado em 7 estados do Nordeste. Qual a avaliação que a companhia faz, hoje, sobre o mercado da Região, destacando o perfil de consumo dos usuários? O Ceará, como um dos estados nos quais a operadora passou a liderar, tem alguma peculiaridade frente aos demais?

Karina Tenório - O Nordeste é uma região estratégica e grande importância para a Vivo, não apenas devido ao seu tamanho, mas também pela diversidade de mercados que representa. Naturalmente, a compra da Oi reforçou ainda mais essa relevância, uma vez que a Vivo passou à liderança em market share na maioria dos estados da região, entre eles o Ceará. Ao longo do ano, buscamos intensificar ainda mais nossa proximidade com o público nordestino: lançamos a campanha “Você tá bem de Vivo”, produzida com exclusividade para a região, reforçando que a Vivo tem a maior cobertura móvel do Nordeste para conectar as pessoas seja na capital, no Agreste ou no Sertão.

Especificamente sobre o Ceará, temos uma história de mais de 13 anos no estado e atualmente temos quase 3,8 milhões de clientes de telefonia celular. Somos a operadora que mais conecta o cearense, presentes na maior parte dos distritos rurais do estado e em 173 municípios com tecnologias 3G, 4G, 4,5G e, por último, o 5G , disponível em 21 bairros de Fortaleza. O cearense é um consumidor bastante antenado às novidades tecnológicas. Por isso, frequentemente, as lojas do estado estão entre as que mais vendem itens de “casa inteligente” no Nordeste.

OP - Qual o plano de investimento da companhia para o Ceará/Nordeste e quais os focos de aplicação do recurso?

Karina - Até o terceiro trimestres de 2022, investimos mais de R$ 707 milhões no Nordeste, sendo o Ceará o segundo estado da região em volume de investimentos. Ao todo, destinamos mais de R$ 172 milhões ao Ceará, principalmente para expansão de rede e qualidade dos serviços. Além disso, em 2022 ampliamos nossa capilaridade no mercado cearense, inaugurando quatro novas lojas no estado e requalificando outras duas, uma delas a do Shopping Iguatemi, a maior do estado, com a proposta de oferecer uma experiência diferenciada aos clientes: um novo espaço com mais ambientes para degustação de serviços, smartphones e acessórios e mais posições de atendimentos. Outras cinco devem concluir suas reformas até o final do ano. Em 2023, devemos ter a chegada da nossa fibra nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Sobral.

OP - Algumas análises apontavam que a Oi compensava uma infraestrutura precária com planos de baixo custo ao consumidor. A Vivo pensa em ofertar planos exclusivos para os estados nordestinos na tentativa de manter e ampliar essa base?

Karina - Temos conduzido o processo de migração com muita transparência, de modo a tranquilizar e esclarecer as dúvidas dos consumidores sobre o assunto. Neste sentido, desde o início do processo, temos reforçado que os clientes da Oi migrados para a Vivo têm pelo menos as mesmas condições comerciais com as quais contavam anteriormente. Além disso, passam a contar com uma melhor experiência ao usar o celular, já que a Vivo tem a melhor rede móvel do Brasil – inclusive, aqueles com smartphones compatíveis já podem aproveitar o 5G, disponível em Fortaleza desde setembro. Esses clientes também podem contar com uma oferta única de Fibra + 5G e outras vantagens, como descontos para a compra de smartphones e acessórios; e acesso a uma rede com mais de 1,7 mil pontos de venda em todo o Brasil.

OP - O Ceará, como o Nordeste, tem sido um ambiente de acelerada expansão da banda larga fixa. A Vivo, como maior operadora móvel da Região hoje, vê oportunidade de isso acontecer com a banda larga móvel? Quais as facilidades e quais os desafios para isso acontecer na mesma proporção?

Karina - A chegada do 5G traz oportunidades e desafios. Ela mexe em estruturas do mercado, devido a um conjunto de características que a diferenciam da geração anterior. Com a massificação da tecnologia, redução dos custos com dispositivos e mais empresas homologas junto à Anatel para atuarem no mercado 5G, praticamente todos os setores irão se beneficiar da tecnologia. Contudo, a disseminação não depende unicamente das estratégias de expansão das empresas vencedoras do leilão. Necessitamos de legislações municipais que facilitem instalações de antenas, essencial para expandir a tecnologia para mais pessoas e empresas. Mas gostaria de destacar nossos investimentos, como mencionado acima, que são majoritariamente direcionados à expansão e modernização das nossas redes, garantindo aos clientes as melhores opções de conectividade móvel, com 4,5G e 5G – buscando sempre o equilíbrio entre cobertura e qualidade – e fixa, com fibra.

OP - O 5G é um facilitador para ampliar essa cobertura móvel? A adesão demonstrada pelos usuários pode ser um motivo de acelerar o cronograma da Anatel? Como a empresa avalia a instalação do 5G desde julho?

Karina - Com a operação 5G na faixa de 3.5GHz, estamos oferecendo aos clientes a combinação que só a Vivo tem com as principais tecnologias de conectividade. Além da quinta geração, que segue expandindo pelas capitais, nossos clientes contam com a maior cobertura móvel em 4,5G, presente em mais de 3,3 mil municípios – além de 4G e 3G –, e com a principal rede de fibra da América Latina. Atualmente, estamos em 486 bairros, 21 em Fortaleza. Como esse ano a previsão é lançar somente as capitais, a população coberta é de 24%. Temos um dos maiores backbones do país, que é um diferencial para implantação da tecnologia, pois as antenas do 5G devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade. Dados interessantes da Omdia Consultoria mostra uma curva de adoção da rede 5G antecipada em três anos em comparação com a adoção do 4G, e antecipada em torno de sete anos versus o 3G e o 2G.

Nosso portifólio de aparelhos tem mais de 50 devices, entre smartphones e tablets, homologados para o 5G, que podem ser adquiridos nas mais de 1,7 mil lojas físicas ou pelo e-commerce. Atualmente, 50% das vendas são de aparelho 5G. Houve um crescimento de 36% na participação de aparelhos 5G desde o início do ano (jul vs. jan). Eles representaram 85% da receita de vendas em julho, com crescimento de 24% quando comparado com o mês de janeiro.

Em termos de consumo, as ativações ainda são recentes para definir um padrão exato, mas os clientes com 5G estão consumindo cerca de 50% mais tráfego. Observamos esse hábito na cidade de Brasília. No Rio de Janeiro, a representatividade é de 20,5% do tráfego de dados em 5G. Já em termos de qualidade, estamos observando que as velocidades médias experimentadas no Brasil superaram a taxa de 400Mbps, com pico acima de 1Gbps. Isso representa uma velocidade média dez vezes maior em comparação ao 4.5G.

OP - Por fim, como a Vivo avalia a concorrência com os pequenos provedores, uma vez que a empresa também oferta banda larga fixa - na qual essas empresas são bastante fortes na Região - e tem esses players entrando no serviço móvel desde o último leilão da Anatel?

Karina - A estratégia da Vivo está centrada na digitalização de todas as cidades brasileiras, essencial para popularizar o acesso e fomentar a economia local, com geração de empregos e novas oportunidades de negócios a partir de uma conexão segura, veloz e estável. Nós temos a maior infraestrutura de fibra da América Latina, cobrindo mais de 22 milhões de domicílios e empresas, em todas as regiões do país. A nossa meta é chegar a 29 milhões de domicílios cobertos até 2024.

A tecnologia FTTH (Fiber To The Home), permite levar a fibra para dentro da casa do cliente, garantindo assim a melhor qualidade de sinal, mesmo em horários de pico e com diversos devices conectados, atendendo os novos hábitos das pessoas – seja no trabalho remoto, na educação online, em consultas médicas por telemedicina, na realização de compras pelo e-commerce, no consumo de conteúdo via streaming, etc –, rotinas que tendem a ser cada vez mais virtuais. Além disso, nosso propósito, de “Digitalizar para Aproximar”, traduz essa nossa jornada, refletindo na experiência de nossos clientes, de sermos um “Hub Digital”, ou seja, além de excelente conectividade, queremos oferecer uma variada gama de serviços em áreas como Entretenimento, Serviços Financeiros, Saúde e Bem-estar, Educação, Casa Inteligente.

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