Logo O POVO+
Fazer o que pode ser feito naquele momento
Economia

Fazer o que pode ser feito naquele momento

Abas abertas.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Dorly Neto, professor de gestão de equipes, em uma das suas redes sociais, usa o exemplo de que uma grande quantidade de abas abertas no navegador de internet pode mostrar que o trabalhador está com problemas na sua produtividade e saúde mental.

Ele revela que o hábito traz a ilusão de que podemos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. "E para piorar, quando temos muitas abas abertas, criamos a expectativa de que podemos fazer mais do que realmente podemos fazer em um único dia."

Dorly diz que rapidamente, pessoas que usam muitas abas abertas usam como desculpa o fato para "não esquecer de fazer algo" e "para ver mais tarde algo do seu interesse".

"Se não é o que você precisa fazer agora, lembrar de outra tarefa do futuro é gastar energia cognitiva de bobeira e gerar estresse desnecessário. Pode não ser um estresse imenso, mas a constante lembrança de outras tarefas gera um resíduo de memória no seu cérebro que tira seu foco e aumenta ansiedade."

Como dica, ele sugere que a pessoa use um aplicativo de gerenciar tarefas. "Depois da tarefa criada, fecho a aba e pronto, ninguém morreu e essa tarefa não ficará mais gerando resíduos de memória que me estressam sem necessidade."

Já sobre aquilo que você "gostaria de ver mais tarde", o professor de gestão de equipes reforça que um link de vídeo ou podcast que está há tempo preso no navegador, super inofensivo, também está te "estressando de graça". "Se é um conteúdo que você precisa ver até uma certa data, transforme em uma tarefa. Mas se é apenas um recurso que você quer guardar, comece a criar sua biblioteca digital."

Dorly ainda resume que o navegador de internet não é "um gerenciador de tarefas ou segundo cérebro para guardar informações". "Mantenha aberta apenas aquelas abas que você utilizará na sua tarefa do momento. Uma semana fazendo isso e garanto que sua produtividade e saúde mental agradecerão."

O que você achou desse conteúdo?