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Obras da BR-116 no Ceará estão no Plano de 100 Dias do Ministério dos Transportes
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Obras da BR-116 no Ceará estão no Plano de 100 Dias do Ministério dos Transportes

| infraestrutura | Trecho específico da obra ainda não foi divulgado. São previstas ações em todas as regiões do Pais
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BR-116 no Ceará e Bahia deve receber investimentos do Ministério dos Transportes até abril (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE BR-116 no Ceará e Bahia deve receber investimentos do Ministério dos Transportes até abril

Há obras na BR-116 no Ceará que estão no pacote de medidas que serão realizadas nos primeiros 100 dias de trabalho do Ministério dos Transportes.

No plano apresentado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quarta-feira, 18, o trecho da rodovia no Estado, que tem 600 quilômetros de extensão, está apontado como uma das obras que serão entregues até o próximo mês de abril.

Porém, ainda não foi detalhado qual a extensão e região em que a estrada no Ceará passará por revitalização e sinalização.

Segundo o vice-presidente da Câmara Setorial de Logística do Ceará, Marcelo Maranhão, a entidade está aguardando uma posição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o que será feito no Estado. Ele comenta que, na sua avaliação, o pior trecho de conservação da BR-116 do Ceará é na região de Russas.

"De Fortaleza até Pacajus a pista é duplicada. Claro que precisa de ações de conservação constantes, por conta do fluxo, mas a partir de Russas, é pista simples e precisa de ações mais efetivas, porque tem problemas de acostamento e dorso (pista de rolagem)."

Maranhão ainda destaca que os órgãos federais de infraestrutura também deveriam ter um olhar atento para a BR-020, no que diz respeito à conservação. "Precisamos que as obras sejam feitas ainda no começo da quadra chuvosa, que tem o seu pior período em março e abril e é quando fica ainda mais complicado trafegar. Com essas entregas previstas até abril, pelo Ministério dos Transportes, ainda dá tempo."

Para o Plano de 100 dias dos Transportes estão previstos investimentos de R$ 1,7 bilhão para revitalizar 861 quilômetros de rodovias e retomada de obras de ferrovias. O valor é remanescente do orçamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do último ano. Após, o Ministério dos Transportes poderá se valer de uma verba aprovada na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição do Governo Lula e já foi incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA).

O Nordeste também está contemplado no Plano dos 100 dias, além da BR-116 no Ceará, com trechos da BR-116 na Bahia e da BR-101 no Sergipe e em Alagoas. Pelo anúncio, todas as regiões do País serão contempladas com alguma ação.

Em entrevista à rádio O POVO CBN, na terça-feira 17, o líder do governo na Câmara Federal, José Guimarães (PT-CE), também falou da situação das estradas, entre outros assuntos. "Muitas estradas por todo o Brasil estão destruídas e com a liberação do orçamento da PEC os Dnits estaduais receberão aporte para obras."

Na BR-116 ele comenta que já está sendo feito recapeamento no trecho que vai de Pacajus até a entrada de Fortaleza. Além disso, O POVO apurou que há trabalho de revitalização também sendo feito na parte da BR-116 na região sul do Estado, no Cariri.

 

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Obras da Transnordestina em Missão Velha
Foto: Talita Rocha, em 02/11/2010
Obras da Transnordestina em Missão Velha Foto: Talita Rocha, em 02/11/2010

Transnordestina deve receber visita técnica neste período

Revitalização, retomada e intensificação de projetos ferroviários também foram apresentados na coletiva do ministro Renan Filho, nesta quarta-feira, 18. Das medidas, a que pode afetar diretamente o Ceará é uma visita técnica que deve ser feita na Transnordestina.

No final do ano passado, a Transnordestina Logística, concessionária para a implantação e operação da ferrovia que servirá para escoar a produção no interior do Nordeste, devolveu ao Governo Federal o trecho de Pernambucano que levaria a ferrovia até Suape. Assim, em sete anos, apenas o trecho que ligará o Piauí até o porto cearense de Pecém deve ser executado. Com esta medida, a ferrovia reduzirá em 500 quilômetros a sua extensão, passando de 1.700 km, para 1.200 km.

O cancelamento do trecho de Pernambuco teria ocorrido por constatação de inviabilidade econômica e financeira. A Transnordestina teve as suas obras iniciadas em 2006. Há cinco anos, de acordo com decisão tomada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), está proibido o repasse de recursos públicos para o projeto que já estão concluídos 55% da obra.

 

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