Logo O POVO+
Fortaleza deve ter 80% da sua capacidade hoteleira ocupada no Carnaval
Economia

Fortaleza deve ter 80% da sua capacidade hoteleira ocupada no Carnaval

| Estado | Jericoacoara e Icaraí de Amontada são pontos altos para quem vem do Sudeste, já Aracati deve receber a maior concentração do turismo regional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PERÍODO da folia deve ter rede hoteleira com grande movimento  (Foto: Fco Fontenele)
Foto: Fco Fontenele PERÍODO da folia deve ter rede hoteleira com grande movimento

Com apenas um mês faltando para o Carnaval, o Ceará projeta ter, em média, 70% da sua rede hoteleira ocupada. Fortaleza, no mesmo período, está mais otimista, e espera que até 80% das ocupações tenham turistas no mesmo período.

Iniciando o pré-Carnaval nesta sexta-feira, 20, a Secretaria do Turismo de Fortaleza estima uma taxa de ocupação hoteleira na cidade no feriadão, que será em fevereiro, seja entre 70% e 80%. Em 2022, a Capital foi o terceiro destino mais procurado por turistas brasileiros e está entre os dez mais procurados para o período de folia deste ano. Os dados são do site Decolar.

Segundo o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, não se tem ao certo os números já do pré-Carnaval, que inicia oficialmente neste final de semana, mas, "a cidade está lotada desde o Réveillon e a nossa expectativa é de que o movimento seja ainda melhor na semana do Carnaval.

Ele ressalta que após a pandemia, a cidade tem se consagrado como destino do turismo, gerando economia no setor. Das atrações, Alexandre destaca que Fortaleza tem folia para todos os gostos, com festas de ruas e privadas e, ainda, espaço para curtir a praia e relaxar.

O gestor destaca o trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, de estímulo aos blocos de Carnaval na cidade. "A Prefeitura tem realizado um excelente trabalho na promoção do Ciclo Carnavalesco e, com isso, tem colocado Fortaleza no mapa do período momino, coisa que antes não era tradição na cidade", ressalta.

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, o Estado apresenta uma média de 70% de ocupação no setor hoteleiro neste período e que isso tende a se manter no período do Carnaval. Ele explica que Fortaleza, tradicionalmente não está no circuito brasileiro do folião de Carnaval, mas que a demanda reprimida com a pandemia de viagens tem aumentado a procura.

"Janeiro tem apresentado números positivos para o setor, já estamos no mesmo patamar que tínhamos antes da pandemia e devemos fechar o mês com 80% de ocupações. Ano passado, no Carnaval, já tivemos uma ocupação de 70% e neste ano, devemos pelo menos manter esse número."

Medeiros comenta que a pandemia também trouxe um reflexo de reservas mais próximas das datas das festas e feriados. Assim, o setor espera que a procura realmente aumente nos próximos dias. Ele também lembra que cada região tem uma característica no período do Carnaval.

"Jeri e Icaraí de Amontada, destinos procurados pelos turistas do Sudeste, já devem estar com 90% da ocupação para a data. Já a região de Aracati, que tem Carnaval regional, também deve estar com boa procura, dos próprios cearenses que gostam de festa e de vizinhos, como os moradores do Rio Grande do Norte."

Medeiros ainda destaca que o Estado tem uma rede hoteleira muito democrática, que pode atender a todos os públicos, com valores que variam de R$ 100 a R$ 5 mil a diária.

De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Fortaleza, dos viajantes que vieram a Fortaleza no período do Carnaval em 2020 - último realizado até o momento - 88,44% eram turistas nacionais e 11,56% visitantes vindos do exterior. Dentre esses, 41,04% ficaram mais de sete dias na cidade, enquanto 35,26% ficaram de quatro a cinco dias. Entre os entrevistados, 91,91% estavam pela primeira vez participando do Carnaval na Capital.

 


 

Mais notícias de Economia

Ciclo Carnavalesco 2023

O Ciclo Carnavalesco 2023 inicia nesta sexta-feira (20/01), em Fortaleza, com o Pré-Carnaval, que acontecerá em nove polos da cidade: Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Polo dos Queijos, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz e Marco Zero da Barra do Ceará.

 

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 30-12-2022: Movimentação de turistas na Praia do Futuro no pré-reveillon. (Foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo)
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 30-12-2022: Movimentação de turistas na Praia do Futuro no pré-reveillon. (Foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo)

Barracas de praia esperam 500 mil pessoas no período de folia

Uma das datas de maior movimento do ano se aproxima e Fortaleza se prepara para a chegada de turistas em seu território. Mais de 500 mil pessoas são esperadas nas barracas de praia de Fortaleza para o Carnaval de 2023, de acordo com Fátima Queiroz, presidente da Associação de Empresários da Praia do Futuro.

Momentos de aumento no fluxo de clientes tendem a adicionar vagas ao mercado de trabalho. Por isso, 200 pessoas a mais devem ser contratadas em todas as barracas de praia para época festiva.

Apesar das estimativas positivas em relação à movimentação e a preparação com mais pessoal, sobre o aumento do faturamento no período, Fátima disse não ter uma projeção de quanto o maior número de clientes deve representar financeiramente para o setor.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante, afirmou que tem a intenção de pedir o funcionamento das lojas de shoppings durante o período carnavalesco para atender ao público que não é muito afeito às festas.

A expectativa do presidente é que os turistas cheguem antes e saiam depois do Carnaval, aumentando as vendas do mês de fevereiro. O principal segmento que deve ter as vendas em alta é o de vestuário e calçado. (Julia Freitas Neves)

O que você achou desse conteúdo?