O turismo da Serra da Ibiapaba recebeu uma injeção de R$ 700 mil no último ano para a formação da chamada “Experiência Ibiapaba” pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE). A ação envolve entre 150 a 200 empresas da região e, segundo o Sebrae-CE, a expectativa é de que mais R$ 900 mil sejam aplicados neste ano, segundo revela Márcia Caroline Pereira, gestora de turismo da unidade regional do Sebrae na Ibiapaba.
A campanha será oficialmente lançada na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, em Viçosa do Ceará, no Teatro Pedro II, a partir das 19h. O objetivo é apresentar a região como ponto de importância turística e econômica, a partir do crescimento da Rota Mirantes da Ibiapaba, que abrange as cidades de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa. A contrapartida das prefeituras é de 30% do investimento do Sebrae.
“Temos uma grande variedade de produtos, serviços, entretenimento, lazer e ecoturismo. São um leque de opções que trazem diversas experiências para as pessoas que nos visitam. A nossa intenção, também, é gerar um senso de pertencimento entre as pessoas que aqui residem, incentivando-as a se qualificarem mais e aproveitar as oportunidades que podem surgir”, destaca Márcia.
A ideia, segundo ela, é que as atrações aconteçam em cidades e datas diferentes, “mostrando para o turista quais as opções que pode vivenciar na Ibiapaba.”
Com ações promocionais e calendários de eventos concebidos na consultoria de marketing turístico, o projeto tem a intenção de fortalecer a imagem do destino e manter um relacionamento permanente com o público potencial. “As atrações acontecerão em meses e municípios diferentes. O objetivo é manter esse turista, mostrando para ele quais as opções que pode vivenciar na Ibiapaba”, destaca a gestora de turismo da unidade regional do Sebrae na Ibiapaba, Márcia Caroline Pereira.
De acordo com o articulador do Sebrae na Unidade Regional da Ibiapaba, Francisco Magalhães, o projeto tem o intuito de mostrar todas as atrações que a região possui. “O objetivo é que essas ações possam fortalecer o turismo local, uma cadeia que é bastante pulsante e que tem um grande impacto na economia de todos os municípios da região”, ressalta Magalhães.
Com foco nos engenhos de Viçosa do Ceará, onde se produz, de forma natural produtos como cachaça, licores, doces e rapadura. A região conta com um impressionante acervo histórico e cultural para os visitantes.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região da Serra da Ibiapaba conta com uma população estimada em 366.874 mil pessoas. E os engenhos fazem parte da herança cultural e familiar da região, além de serem fonte de renda de muitas pessoas do município e da Serra da Ibiapaba.
Os engenhos em Viçosa são, em sua maioria, de famílias que continuam tocando o legado deixado pelos seus antepassados. Segundo o técnico de agroindústria, Eldo Araújo, os agricultores recebem periodicamente uma assistência técnica para aprimorar desde a produção até a comercialização dos produtos..
NAs possibilidades turísticas dos engenhos ficam claras em pessoas como a empresária Rosa Ramos, que trocou a área da educação pela de hospedagem. “Eu e meu marido compramos um terreno com a intenção de construir uma casa para morarmos. Vimos o potencial que o lugar tinha, e daí tivemos a ideia de empreender e hoje já estamos há dois anos neste setor. Graças a Deus está dando certo”, conta Rosa, na expectativa de que a iniciativa impulsione ainda mais o seu negócio.